terça-feira, 25 de julho de 2017

Técnicos da SEMED participam do fomenta Alagoas 2017 – Seminário e rodada de negócios de compras públicas

Na última quarta-feira, 19 de julho, o Diretor de Gestão Administrativa da SEMED, Leandro Madeiro, o Coordenador de Logística Educacional Fredson Costa, a Nutricionista Thâmara Roberta e a Coordenadora da Alimentação Escolar Edinilda Rezende, participaram do Fomenta 2017 – Seminário e Rodada de Negócios de Compras Públicas. O evento foi realizado no Levino’s Hall, na cidade de Arapiraca, e teve como objetivo principal transmitir conhecimentos sobre compras públicas de gêneros alimentícios, especialmente os que são produzidos através da agricultura familiar, aproximando potenciais fornecedores e compradores de diversos produtos, favorecendo o mercado econômico regional em prol de uma alimentação saudável.

O dia foi marcado por palestras com especialistas sobre compras públicas e sobre a explanação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além da apresentação de casos de sucesso de gestões municipais que trabalham com foco em comprar alimentação escolar advinda da agricultura familiar de seus municípios.

O destaque foi a palestra ministrada por Cássia Augusta Amaral Buani, representante do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de Brasília/DF, com o tema “Aspectos relevantes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e os fatores críticos de sua implantação’’, abordando as vantagens de participar de uma chamada pública para fornecer alimentos para escolas e os principais passos dos órgãos da educação e pequenos produtores no processo, entre eles: elaborar o cardápio; definir o preço da aquisição; divulgar a chamada pública; elaborar e selecionar o projeto de venda; articular atores e prestar contas.

A rodada de negócios, realizada no período da tarde, contou com a participação de compradores, entre escolas, prefeituras e secretarias de educação, e fornecedores, entre micro e pequenas empresas, agricultores, associações e cooperativas. As rodadas geraram mais de R$ 9 milhões em perspectivas de negócios futuros em diversas regiões do estado.

 “Fortalecer a Agricultura Familiar é uma ação que demanda grande nível de organização, planejamento e integração entre diversas instituições, mas é imprescindível para o desenvolvimento de um município. Pois é através dela, que se potencializa a diversificação da produção, a geração de emprego e renda e a oferta de uma alimentação de qualidade”, destacou Leandro Madeiro frisou.

Nenhum comentário: