segunda-feira, 31 de julho de 2017

Profissionais da educação infantil participam da palestra sobre atos lúdicos, rotinas e culturas infantis

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre, realizou nesta sexta-feira, 28 de julho, uma importante palestra para professoras, auxiliares de sala e monitores (as) da Educação Infantil com o tema “Atos Lúdicos, Rotinas e Culturas Infantis” que teve como palestrante o Professor e Mestrando da UFAL Luciano Henrique Silva Amorim.

O debate se deu por meio da discussão acerca dos atos lúdicos, entendendo estes como complexos de ações e tentativas do cotidiano educativo e suas interlocuções com as rotinas planejadas dentro do espaço-tempo da Educação de Infâncias.

O palestrante abordou ainda, a necessidade e o esforço pedagógico de entender educação como espectro do mundo da vida, buscando a ampliação e o educar corpóreo (ouvir-falar-sentir) referente às culturas infantis. Chegando a conclusão que a ludicidade é transversal na ação do cotidiano em Educação Infantil, sendo esta um convite à criação, produção e reconhecimento do adulto como protagonista mediador e das crianças como agentes ativos neste processo.

Na ocasião, a Secretária Municipal de Educação, Graciene Alencar Monteiro, que proferiu as primeiras palavras convidando a todos e todas a firmarem um compromisso com as crianças campo-alegrenses, destacou que valorizar o lúdico durante os processos de ensino significa considerá-lo na perspectiva das crianças, sendo vivido na sala de aula como algo espontâneo, permitindo-lhes sonhar, fantasiar, realizar desejos e viver como crianças de verdade, “nossas crianças precisam disso”, finalizou.

A palestra contou com a presença de todos (as) os (as) profissionais da Educação Infantil do município e foi elogiada pelos participantes que saíram do Centro Social de Campo Alegre - CESCA com o propósito de que estas atividades ajudem na construção do conhecimento, podendo ser entendidas como situações em que as crianças possam demonstrar seus diferentes tipos de sentimentos.

Nenhum comentário: