segunda-feira, 10 de julho de 2017

Prefeita Pauline Pereira participou de evento na AMA sobre transparência Pública

Os prefeitos alagoanos querem avançar no ranking da transparência 

Após seis meses de mandato e sempre com mais metas a cumprir, os prefeitos de Alagoas querem avançar na escala Brasil Transparente e garantir novos números na avaliação que é feita pela Controladoria Geral da União. A EBT é uma metodologia que avalia o grau de cumprimento da Lei de Acesso à Informação e foi apresentada, durante reunião na AMA para os controladores e assessores jurídicos.

O analista da CGU Sérgio Studart reconhece que não é tão fácil cumprir todas as exigências, mas também a credita que a lei de acesso a informação, que completa 5 anos, é uma oportunidade do gestor prestar contas à população de tudo que faz.

Para aperfeiçoar o sistema que já é público, prefeitos e prefeitas vão alinhar os dados entre procuradores e controladores para concentrar no e-SIC as informações e garantir mais facilidades para consultas. Com esse trabalho, disse a prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira, em 2018 todos terão como comemorar os resultados.

A adesão ao programa Transparência Alagoas, que prevê a cooperação técnica entre Estado e municípios alagoanos é mais uma oportunidade de incremento ao trabalho que vem sendo executado. Marechal Deodoro é o município piloto, mas a Controladoria Geral do Estado dispõe de ferramentas de auxílio as equipes técnicas de todas as cidades. “Ceder o uso dessa plataforma é uma maneira de fortalecer a melhoria das informações prestadas, disse Bruna Cansanção, Controladora em exercício.

Os prefeitos encaram o avanço da transparência como mais um compromisso a cumprir, ao lado de outras metas existentes como melhoria nos índices de educação e saúde, por exemplo. A orientação da AMA, diz o presidente Hugo Wanderley, é para que os gestores acompanhem através de um checklist os critérios da avaliação para adequar os procedimentos já existentes e garantir avanços nas avaliações.
 

Nenhum comentário: