sexta-feira, 28 de julho de 2017

Secretaria de Educação realizou o 2º encontro de formação para conselheiros escolares

Com o objetivo de capacitar os presidentes e tesoureiros dos conselhos escolares para que esses sejam capazes de executar e prestar contas dos recursos do PDDE e ações agregadas de forma a garantir a observância dos princípios da legalidade, da isonomia da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência, a Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre, por meio das Diretorias de Gestão do Sistema de Ensino e Gestão Educacional, realizou o 2º encontro de Formação com Presidentes e Tesoureiros dos Conselhos Escolares. A Formação cujo tema foi: “Execução Financeira e Prestação de Contas”.

O encontro faz parte de um cronograma que continuará a ser desenvolvido pela Diretoria de Gestão do Sistema de Ensino e aconteceu na ultima quarta-feira, 26 de julho, no Centro Social de Campo Alegre – CESCA.

A plena atuação dos conselhos garante a promoção de melhorias na infraestrutura física e pedagógica das escolas da Rede Municipal de Ensino, com a consequente elevação do desempenho escolar dos Educandos.

Durante a formação foram abordados todos os aspectos, desde o recebimento dos recursos através do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) até a finalização de sua execução com a prestação de contas. Ao final do encontro, os participantes fizeram uma avaliação positiva da capacitação, observando todos os aspectos: Recepção, controle do tempo, conteúdo do tema abordado, lanche e almoço.

Na oportunidade, o Professor Marcos Cavalcante, Diretor de Gestão Educacional da Secretaria de Educação, e responsável pela capacitação enfatizou “É necessário que os membros dos conselhos escolares tenham o conhecimento de que as ações a serem realizadas nas escolas são de interesse de toda a comunidade escolar e por isso se faz necessário que o planejamento seja realizado de forma participativa, envolvendo a Equipe de Gestão Escolar com todos os segmentos da comunidade Escolar, representada no âmbito da Instituição pelos membros do Conselho Escolar. Assim, implementando, a cada dia a Gestão Democrática no Sistema Municipal de Ensino”.

A Secretária Municipal de Educação, Graciene Alencar destacou a importância do encontro, “Momentos como estes são de suma importância para o fortalecimento da Gestão Democrática da Educação, pois somente dessa forma, as pessoas se tornarão independentes e conhecedoras dos seus direitos e deveres”.

Os membros dos Conselhos Escolares entendem e agradecem a Prefeita Pauline Pereira, que através da Secretaria Municipal de Educação não mede esforços para garantir aos campo-alegrenses uma educação inclusiva de qualidade.

Nenhum comentário: