sexta-feira, 14 de julho de 2017

SEMED e SMTT promovem reunião com motoristas que transportam estudantes universitários

Na última terça-feira, 11 de julho de 2017, reuniram-se, no Auditório da Escola Zenóbia Ferreira em Campo Alegre, Graciene Alencar, Secretária Municipal de Educação e seu Adjunto Cláudio da Costa, Leandro Madeiro – Diretor de Gestão Administrativa da SEMED, Fredson Costa – Coordenador de Logística Educacional e os técnicos Marcos Granja e José Cícero. 

A SMTT, foi representada pelo Secretário Municipal de Trânsito e Transporte - Júnior Braz, seu Adjunto Adilson Celestino e Nébson Arruda – Diretor de Abastecimento de Combustível. Além destes, também estiveram presentes os motoristas que conduzem os estudantes universitários do município às diversas universidades localizadas nas cidades de Arapiraca, São Miguel dos Campos e Maceió.

Com o intuito de melhorar o gerenciamento das ações contempladas no âmbito dos serviços de transporte ofertados aos estudantes universitários de Campo Alegre, esta reunião proporcionou aos motoristas um momento para exporem situações vivenciadas e dificuldades encontradas no dia a dia de cada um.

Diante dos depoimentos, algumas medidas administrativas foram esclarecidas para que todos os presentes pudessem padronizar condutas e procedimentos relativos ao atendimento ao público, entre elas:

I – A importância da obrigatoriedade, regularização, conservação e apresentação da carteirinha que habilita o usuário. 

Neste quesito, ficou determinado que o motorista exigirá a apresentação da carteirinha no momento do embarque e a mesma deverá estar plastificada e conter a assinatura e a foto do usuário colada. Em caso de desconformidade, o motorista orientará o estudante a adequar a mesma, sob pena de não poder utilizar o transporte até q a situação seja resolvida;

II – A importância dos motoristas portar a relação nominal dos estudantes vinculados a sua rota.

Neste quesito, ficou determinado que todos os motoristas deverão portar a relação nominal dos estudantes universitários cadastrados em suas respectivas rotas. O objetivo é confirmar as informações contidas nas carteirinhas (Universitário, curso, período e turno), a fim de se evitar possíveis fraudes, bem como, identificar cada universitário habilitado a utilizar o transporte e quantificar a lotação quando o mesmo for fiscalizado por eventual órgão competente.

III – A importância da comunicação entre motoristas e articulação entre os motoristas, SEMED E SMTT.

Neste quesito, após muitos se expressarem, todos concordaram que para ter uma gestão administrativa de qualidade, é imprescindível que os envolvidos estejam em constante integração, comunicação e articulação através dos instrumentos e mecanismos tecnológicos disponíveis, objetivando o melhor resultado para gestão pública dos serviços ofertados. Nesta perspectiva, muitas ideias sugiram e, gradativamente serão implantadas. 

Na sequência, os motoristas foram informados que as secretarias municipais SEMED / SMTT estão buscando, através do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem e Transporte (SENAT), meios para inscrevê-los e matriculá-los em cursos específicos para que estejam, cada vez mais, habilitados e credenciados para exercerem o seus trabalhos, inclusive, todos receberam o formulário padrão do SEST SENAT para preencher. 

Encerrando a pauta com os motoristas, a secretária de educação, Graciene Alencar, agradeceu a presença de todos e frisou: “estaremos à disposição para lhes apoiar no que for preciso para garantir a qualidade e a segurança de todos os envolvidos com o transporte universitário”. Na sequência, outros assuntos de cunho administrativo, foram tratados pelos profissionais que representam a SEMED ou a SMTT.

São ações como estas que confirmam o compromisso da Gestora do Município, Prefeita Pauline Pereira, junto aos profissionais das Secretarias Municipais de Educação e Transporte, com os 800 estudantes universitários cadastrados, que buscam realizar os seus sonhos através da formação acadêmica e da ampliação do conhecimento.
 

Nenhum comentário: