Rádio Web MJ

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Professores de Educação Física de Campo Alegre participam formação continuada

A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quinta-feira, dia 27 de Junho, um encontro de Formação Continuada para os professores de Educação Física do município. A formação foi realizada na Escola Municipal Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães, e foi organizada pela Coordenação de Educação Física.

A formação que teve como tema: A Educação Física enquanto Disciplina Escolar, foi um momento de reflexão e redirecionamento da prática de ensino, uma vez que em cada grau de escolaridade, a Educação Física Escolar tem sua atuação planejada conforme a idade e a capacidade de entendimento do educando, desenvolvendo com responsabilidade os conteúdos previstos.

Historicamente a Educação Física passou por diversas transformações e entendimentos no âmbito escolar como constam nos PCNs (Parâmentros Curriculares Nacionais). Atualmente, a Educação Física em âmbito escolar é uma disciplina que está dividida em três blocos de conteúdos: conhecimento sobre o corpo/ esportes, jogos lutas e ginástica/ e atividades rítmicas e expressivas.

Durante a formação, os professores conversaram sobre o enfoque da disciplina e trocaram experiências e vivências sobre as práticas de ensino de suas aulas.

O Coordenador de Educação Física do município Professor Pedro Temóteo destacou a importância do encontro, “a Formação Continuada é de grande relevância para melhorar a qualidade de ensino de uma disciplina tão importante para escola, pois as aulas de Educação Física favorecem a integração social e é indispensável para o desenvolvimento psicomotor dos alunos”.

Os professores de Educação Física, têm um papel de grande importância dentro da escola, assim como os demais professores em suas disciplinas. Seus ensinamentos rompem as barreiras das quatro bolas (futebol, handebol, voleibol e basquetebol), e se apropria de outras manifestações culturais como a dança, ginástica, o jogo e as lutas. A Educação Física está presente na escola para desenvolver o aluno de forma integral e proporcionar à comunidade escolar um ensino de qualidade.

Nenhum comentário: