sábado, 22 de julho de 2017

CREAS realizou Cinema educativo no SCFV do Povoado Chã da Imbira e distrito Luziápolis

O Centro de Referência Especializado em Assistência Social de Campo Alegre – CREAS, realizou durante a semana duas sessões de Cinema educativo voltadas para as crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Povoado Chã da Imbira e Distrito Luziápolis. Na quarta-feira 19 de julho a exibição aconteceu no SCFV de Luziápolis, já na sexta-feira 21 de julho foi à vez do SCFV do Povoado Chã da Imbira.

A ação faz parte da continuidade a Campanha Contra o Abuso e Exploração Sexual à Crianças e Adolescentes (Que tem como data oficial o dia 18 DE MAIO).

Para abordar o tema foi exibido o curta metragem : “O SILÊNCIO DE LARA”, que retrata a angústia de uma jovem adolescente abusada e violentada sexualmente desde a sua infância pelo padrasto de sua mãe. No decorrer do filme, após anos de silêncio e ameaças Lara, enfim, decide denunciá-lo, ligando para o Disk 100 e após investigação o violador finalmente foi detido perante todos os seus familiares.

Durante a exibição foi feita uma palestra sobre a importância de denunciar, de não permitir qualquer tipo de abuso/exploração, que a rede socioassistencial do município sempre trabalha articulada, que a integridade física do denunciante é preservada.

“E nós, como profissionais da Rede, junto aos demais, temos a responsabilidade de protegê-los e garantir a efetivação dos seus direitos, porém, a prevenção também é nossa meta”, destacou a assistente social Roberta Braga.

Vale ressaltar que estas ações estão surtindo um grande efeito, pois, mediante o tema exposto como também a metodologia utilizada, as crianças/adolescentes estão se sentindo mais seguros e encorajados em realizar a denúncia em situação de abuso, seja vivenciada pelo próprio ou por seu colega!

Os adolescentes questionaram algumas duvidas que tinha em relação ao tema, principalmente , os tipos de abusos que podem ocorrer.

A Campanha Contra o Abuso e Exploração Sexual à Crianças e Adolescentes está sendo trabalhada de forma continua durante todo o ano pelo CREAS, Conselhos Tutelares e demais secretarias municipais pois entendesse que criança e adolescente é PRIORIDADE ABSOLUTA.

Nenhum comentário: