terça-feira, 11 de julho de 2017

Técnicas da Assistência Social e Secretaria da Mulher participaram do curso I do Programa CapacitaSUAS

No período entre os dias 03 a 07 de julho, assistentes sociais, pedagoga e psicóloga das Secretarias Municipais de Assistência Social e Direito à Cidadania, e da Mulher, Juventude e Idoso de Campo Alegre participaram do curso de Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do SUAS.

O curso teve duração de 40 horas e esteve dividido em três módulos: Módulo I - Assistência Social e a garantia dos direitos socioassistenciais por meio do SUAS; Módulo II - Provimento DOS serviços socioassistenciais: que trabalho é esse?; Módulo III - O SUAS no fortalecimento do combate à pobreza, aos riscos e às vulnerabilidades sociais.

O objetivo do curso é trazer um recorte da trajetória de construção da Assistência Social como política pública, bem como, conceitos de pobreza, vulnerabilidade e riscos sociais. Além disso, as bases de orientação e conceituação do SUAS; características e especificidade dos processos de trabalho relacionados à provisão dos serviços socioassistenciais; como também, planejamento estratégico como meio de articulação de recursos e ações no enfrentamento de problemas sociais complexos; a Vigilância Socioassistencial no enfrentamento às situações de pobreza, vulnerabilidades e riscos sociais.

“Avaliamos que o curso é de extrema importância para a atualização dos profissionais. Nossas demandas são dinâmicas e de intervenções que exigem articulação em rede e conhecimento técnico, com isso, a possibilidade de participar do curso contribui para a qualificação da oferta de nossos serviços”, afirmou a assistente social Janaina Matias.

Nenhum comentário: