domingo, 16 de julho de 2017

CREAS realizou palestra sobre Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

O Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS, realizou na sexta-feira 14 de julho uma palestra socioeducativa ao grupo de Mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do Povoado Chã da Imbira.  A palestra fez parte da Campanha Contra o Abuso e Exploração Sexual à Crianças e Adolescentes.

Na oportunidade foi abordado sobre a questão da violência tão frequente que vem assolando a sociedade que é o abuso e a exploração contra as crianças e adolescentes, e foi explicado as várias formas que caracterizam o abuso, suas consequências, seus malefícios, como a sociedade civil deve proceder para realizar a denúncia, que esta causa deve ser preocupação de todos e a partir do momento e que a sociedade civil se sensibilizar e se inquietar mediante tamanha barbárie passaremos a minimizar esse tipo de violação efetivando assim os direitos das crianças e dos adolescentes.

Durante a palestra foi abordado às várias questões inerentes a essa problemática que tanto aflige nossas crianças e adolescentes e os possíveis violadores, que infelizmente os dados constatam que os maiores violadores encontram-se dentro das casas das vítimas.

“Mediante tais estatísticas orientamos que os pais devem estar atentos a mudanças de comportamento, a presentes que os filhos trazem para casa sem explicação e outras séries de fatores”, destacou a assistente social Roberta Braga.

Após a explicação as participantes interagiram e se indignaram com tamanha crueldade, dando ênfase a importância em denunciar, não calar, não permitir qualquer tipo de abuso/exploração, que a rede socioassistencial do município sempre trabalha articulada, que a integridade física do denunciante é preservada.

E que todos os profissionais do município, tem a responsabilidade de protegê-los e garantir a efetivação dos seus direitos.

Vale destacar que a Campanha Contra o Abuso e Exploração Sexual à Crianças e Adolescentes será realizada durante todo o ano pelo CREAS e demais Secretarias municipais pois entendesse que criança e adolescente é PRIORIDADE ABSOLUTA.

Nenhum comentário: