terça-feira, 8 de novembro de 2016

SEMED realizou o 1º encontro de conselheiros e conselheiras escolares da rede municipal de ensino

Com o objetivo de fortalecer a gestão democrática na Rede Municipal de Ensino de Campo Alegre, a Secretaria Municipal de Educação – SEMED, realizou na manhã desta terça-feira 08, o 1º Encontro Municipal de Conselheiros e Conselheiras Escolares, no Centro Social de Campo Alegre – CESCA, como lançamento do Projeto de Formação para todos os membros dos Conselhos Escolares.

O Conselho Escolar é a instância máxima da Instituição de Ensino. Ele é formado por segmentos, ou seja, representantes de pais ou responsáveis, estudantes, docentes e trabalhadores da Educação (não docentes), comprometidos com a educação. Seu objetivo é auxiliar na gestão escolar a partir da discussão de temas que direcionam as ações da Instituição de Ensino. 

Neste sentido, considerando a importância e a necessidade do Conselho Escolar como órgão máximo de gestão democrática da Instituição de Ensino, cuja função é de construir as relações de poder entre os seus vários segmentos, criando situações sólidas onde explicitem os dissensos e criem situações de consensos em um trabalho pedagógico coletivo e harmonioso.

A SEMED tem implementado ações referentes ao fortalecimento dos Conselhos Escolares, e uma delas, é a Formação presencial dos Conselheiros/as Escolares de Campo Alegre/AL, visando fomentar o desenvolvimento de uma cultura democrática e participativa ao assumirem a função de estimular e desencadear uma contínua realização e avaliação do projeto político-pedagógico das Instituições de Ensino, acompanhando e interferindo nas estratégias de ação, contribuindo decisivamente para a criação de um novo cotidiano escolar, no qual a Instituição de Ensino e a comunidade se identificam no enfrentamento não só dos desafios escolares imediatos, mas dos graves problemas sociais vividos na realidade da sociedade.

A abertura do evento foi abrilhantada pelo Grupo Contadores de Histórias, com a encenação da peça “Programa ter Educação é legal!”, que tratou de como acontece a formação e atuação de um conselho escolar. Quando facultada a palavra os oradores declararam a satisfação em presenciar um momento democrático tão significativo como este. 

O Presidente do Conselho Municipal de Educação, professor Lucas Rinaldo declarou “É sempre prazeroso perceber que estamos avançando na Gestão Democrática em nosso município, é muito bom ver o fortalecimento dos conselhos escolares e demais conselhos da nossa educação”, destacou Lucas.

A vice-coordenadora Estadual da UNCME, Professora Graciene Alencar, destacou a importância da abertura e fortalecimento da Gestão Democrática no município de Campo Alegre, "Isso é lindo, abrir a participação de todos para discutir as ações da educação no município".

Já a Secretária Municipal de Educação, Professora Neide Granja, demonstrou sua felicidade em vivenciar este momento, dizendo que "ficamos felizes em ver tanta gente envolvida e empenhada com o melhor para nossa educação, pois não conseguiríamos desempenhar esse trabalho sozinhos. Agradeço do fundo do coração por terem aceitado fazer parte dos conselhos escolares, isto é gestão democrática".

O professor Lucas Rinaldo também apresentou o relatório de todas as ações, voltadas ao desenvolvimento e fortalecimento da Gestão Democrática, realizadas pela SEMED, nos últimos anos, desde o início da atual gestão.

Na sequência, a Professora e Técnica da SEMED, Kawanny Ferreira expôs toda a proposta do Projeto de Formação dos Conselheiros Escolares da Rede Púbica Municipal de Campo Alegre, a ser iniciado em abril de 2017, com previsão de encerrar em novembro do mesmo ano. Em seguida, a Professora e representante da UNCME Alagoas, Graciene Alencar palestrou sobre a atuação dos Conselheiros, com a seguinte temática: “Conselhos Escolares: Democratização da Escola e Construção da Cidadania”, provocando a plateia com questionamentos pertinentes afim de favorecer à reflexão e o crescimento de todos que se dispuseram a contribuir com uma educação mais justa e igualitária.

Esta é mais uma ação desenvolvida em consonância com o Plano Municipal de Educação – PME (Lei nº773/2015), onde na Meta 19, está assegurada às condições, no prazo de 02 (dois) anos, para efetivação da gestão democrática da Educação, associada a critérios técnicos de mérito, desempenho e consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das instituições públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União.

Esta ação conta com o total apoio da Administração Compromisso de todos, Integração e Desenvolvimento, onde a Prefeita Pauline Pereira, desde que assumiu o governo municipal, tem primado pela gestão compartilhada, democrática e integrada no âmbito de todas as secretarias que fazem o Governo no Município de Campo Alegre.

O evento contou também com a presença do Vereador José Correia de Araújo – Jura e a vereadora Kellyn Rafaella, e representantes dos Conselhos Escolares da Rede Municipal.



Um comentário:

Unknown disse...

Gostaria de fazer uma correção:
A Coordenadora Estadual da UNCME é nossa querida Marli Vidinha, eu Graciene Alencar sou vice coordenadora estadual.
Sobre o evento, foi fantástico!
Gestão Democrática se faz fortalecendo os Conselho de controle social.
Parabéns Campo Alegre!