Rádio Web MJ

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Patriotismo: Escolas municipais de Campo Alegre realizam ato cívico em comemoração ao Dia da Bandeira Nacional

O Dia da Bandeira Nacional comemora-se oficialmente neste sábado 19 de Novembro, e com o objetivo de celebrar o símbolo da pátria brasileira, a Prefeitura de Campo Alegre através da Secretaria Municipal de educação antecipou as homenagens para esta sexta por se tratar de um dia letivo, onde realizou um ato cívico em todas as escolas da Rede Municipal de ensino com a participação dos alunos de cada escola.

O ato cívico nas escolas teve a execução do Hino da bandeira nacional, Hino nacional Brasileiro e o Hino de Campo Alegre.

A comemoração do Dia da Bandeira passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Em 19 de novembro daquele mesmo ano fora instituída a bandeira republicana.

O símbolo

A bandeira do Brasil é representada em suas cores pelas belezas e as riquezas do país. O verde representa as florestas; o amarelo, o ouro que existia, principalmente em Minas Gerais e o azul, que lembra seus rios e mares.
As estrelas representam cada um dos estados, além do Distrito Federal. 

Estão representadas as constelações do Cruzeiro do Sul, representado estados como São Paulo e Rio de Janeiro, o Escorpião, com Paraíba, Sergipe e outros. O Paraná está no Triângulo Austral, juntamente com Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E acima da frase “Ordem e Progresso”, apenas a estrela do Pará, conhecida como Spica – Alfa da Virgem.

Curiosidades sobre a bandeira

- A Bandeira do Brasil deve ser a primeira a chegar ao topo do mastro e a última a descer.
- Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.

- Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.



Nenhum comentário: