quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Em entrevista coordenadora do Bolsa Família alertou população sobre o cumprimento das condicionalidades

No dia 29 de novembro de 2016 a coordenadora do Programa bolsa família e do cadastro único Mayara Lemos, concedeu entrevista na Radio Campo Alegre FM para informar a população sobre a importância das condicionalidades do programa bolsa família, em especial as condicionalidades da saúde.

Primeiramente foi esclarecido para a população campo-alegrense que as Condicionalidades são as exigências do programa para que a família receba o benefício. Além disso, elas são compromissos que as famílias assumem junto ao governo federal e são de fundamental importância para a manutenção do programa.

As condicionalidades são na área de Saúde e Educação e devem ser cumpridas para que o benefício não seja cancelado, bloqueado ou suspenso. Elas são de fundamental importância e devem exigir a atenção das famílias beneficiárias.

Para o Bolsa Família o acompanhamento das condicionalidades tem como objetivo:

Reforçar o direito de acesso das famílias aos serviços de saúde e de educação e responsabilizar o poder público pelo atendimento;
Monitorar o cumprimento de compromissos pelas famílias beneficiárias;
Identificar, nos casos de não cumprimento, situações de maior vulnerabilidade, de forma a orientar as ações do poder público para o acompanhamento destas famílias.

Na área de Saúde, ao longo do ano, há dois períodos de acompanhamento, compostos, cada um, de um semestre.

• acompanhamento do calendário vacinal, do crescimento e dodesenvolvimento das criançascrianças menores de 7 anos (peso e medida)
•  pré-natal para gestantes e Acompanhamento de gestantes e nutrizes;
• Peso e medida das mulheres de 12 a 44 anos.

Ademais é oportuno mencionar que é importante o cumprimento das condicionalidades para que a família não sofra com o corte do benefício. A gestão das condicionalidades é feita pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) de forma articulada com o Ministérios de Educação Saúde.

No município de Campo Alegre o acompanhamento e controle é feito pelas secretarias de assistência social, saúde e educação de forma articulada. Essas condicionalidades são controlas com esses parceiros que são o Bolsa Família na Saúde e Bolsa Família na Educação e que ajudam no cumprimento das condições exigidas pelo programa. Esses parceiros é que registram todas as informações de saúde e educação dos integrantes da família e a partir desses dados é que é feita a gestão das condicionalidades. Caso uma condicionalidade seja descumprida, surgem logo as repercussões que provocam as atividades de gestão referentes a advertência, cancelamento, suspensão ou bloqueio dos benefícios.

Contudo é importante lembrar que todas as mulheres de 12 a 44 ano e crianças de 0 a 7 anos procurem seu PSF ou Sua agente de saúde e informe seu peso e sua medida para não ter nenhuma alteração em seu benefício.

Nenhum comentário: