sábado, 19 de novembro de 2016

IV ExpoAfro de Campo Alegre marcou encerramento das ações em homenagem ao dia da Consciência Negra

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Campo Alegre promoveu neste sábado 19 de Novembro, a IV Edição da Exposição da Cultura Afro – EXPOAFRO, o evento marcou o encerramento das ações desenvolvidas durante a semana nas escolas municipais em homenagem  ao Dia Nacional da Consciência Negra.

O evento foi realizado na Escola Municipal Miguel Matias e teve a participação de algumas escolas da rede Municipal de ensino e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que realizaram lindas apresentações abordando a causa negra.

A  ExpoAfro visa a valorização da cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros para entender e valorizar a identidade da maioria da população brasileira, desmitificando o preconceito e estimulando o  exercício da cidadania ferramentas necessárias, ao resgate da herança africana, cuja história fora esquecida e ignorada ao longo do tempo.

Histórico

A data lembra o dia em que Zumbi dos Palmares foi assassinado, em 1695. A República de Palmares é um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão. Em 1971, ativistas do Grupo Palmares, do Rio Grande do Sul, constataram a data da execução de Zumbi e iniciaram uma série de comemorações anuais, elevando-a como data de referência negra. Sete anos depois, o Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial incorporou a data como celebração nacional e tornou Zumbi dos Palmares um herói nacional, vinculado diretamente à resistência do povo negro.

Em 2003, a Lei 10.639/03, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabeleceu o 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra, integrando a data ao calendário escolar brasileiro. Já em 2011, a Lei Nº 12.519 instituiu a data como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
 
 

Nenhum comentário: