quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Dia de Campo na Fazenda Santa Maria mostra diversificação de culturas que pode ajudar Alagoas

A sede da Fazenda Santa Maria, no município de Campo Alegre, recebeu a visita do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, de técnicos da Seagri e de produtores de cana de açúcar de diversas regiões de Alagoas, em Dia de Campo, nesta terça-feira (8), sobre a diversificação de culturas.  O secretário municipal de agricultura de Campo Alegre Leonardo Monteiro também participou.

A comitiva, que foi recebida pelo empresário José Luiz Soares e por Renata Soares, diretora agrícola, teve a oportunidade de conhecer os 300 hectares que estão sendo usados no plantio de mamão, banana, macaxeira e maracujá, além do plantio de cana de açúcar.

José Luiz Soares explicou que atualmente 70% da receita de sua propriedade vem da diversificação de culturas, o que representa mais que o dobro do faturamento dado pela safra da cana de açúcar.

“É uma atividade que requer muita atenção da equipe, mas tem uma liquidez certa. Estou satisfeito com os resultados alcançados”, comemora o empresário.

Para Álvaro Vasconcelos, a diversificação de cultura no Estado significa mais abastecimento de produtos, mais renda e geração de emprego.

“A fazenda Santa Maria vem sendo modelo na região e o governador de Alagoas, Renan Filho, vai continuar oferecendo incentivo e apoio necessário aos produtores interessados na diversificação agrícola”, assegura o secretário.

Eduardo Christofoletti, fornecedor de cana do município de Capela, que já utiliza uma área experimental com plantio de macaxeira, reconhece que a iniciativa da diversificação na área de fruticultura é interessante e pretende cultivar maracujá, milho e laranja. “O caminho é a diversificação”, afirma.

A diretora agrícola, Renata Soares, informa que a meta a partir de agora é continuar com a diversificação de culturas, buscando plantar outras variedades e sem o uso de inseticida. “Vamos testar a pimenta do reino, uva e até morango”, revela.

O Dia de Campo foi prestigiado por produtores dos municípios de Murici, Coruripe, Campo Alegre, São Miguel dos Campos, Anadia, entre outro.

Com Agência Alagoas.

Nenhum comentário: