sábado, 19 de novembro de 2016

Escola João Fernandes Vieira Filho realizou a III Edição do projeto interdisciplinar sobre a cultura afro

O evento teve como tema: Raça, Etnia e Racismo No Brasil 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental João Fernandes Vieira Filho do Povoado Chã da Imbira realizou nesta sexta-feira (19/11) a III Edição do Projeto Interdisciplinar – A Valorização da Cultura Afro-Brasileira e História da África na Escola. Atendendo as Leis 10.639/03 e 11.645/08, o projeto tem como idealizador o professor José Benedito da Silva que leciona a disciplina de história. O tema abordado nesta edição do Projeto foi: RAÇA, ETNIA E RACISMO NO BRASIL. 

Na oportunidade foram realizadas visitas aos stands, apresentações culturais e discussão sobre a questão do preconceito racial. 

O evento contou ainda com uma importante palestra ministrada pelo Proessor Doutor Saulo Luders Fernandes da Universidade Federal de Alagoas – UFAL – campus Palmeira dos Índios, as universitárias da UFAL: Francyneide Sobreira de Souza estudante do curso de Serviço Social, bem como, Hemile Dantas Coelho Rosário – estudante do curso de Psicologia. 

A Secretária Municipal de Educação esteve representada pelas técnicas: Taysa Kawanny Ferreira Santos, Mônica da Silva Gomes e Maria Aparecida Ferreira da Silva.

O projeto contou com a participação de toda equipe docente e discente da escola. A instituição de ensino tem como equipe gestora, Sueli Roberto de Paiva, Edivaldo de Medeiros Silva e Jidelma Gomes de Oliveira.

A morte de Zumbi, em 20 de novembro de 1695 inspirou a criação do dia Nacional da Consciência Negra, data que simboliza a luta contra o racismo e em defesa da liberdade, de uma sociedade mais equitativa e de igualdade. O dia 20 de novembro ainda ecoa o Grito do Zumbi dos Palmares, por liberdade e uma sociedade livre de preconceitos, discriminações, mas justa, cidadã e solidária.

Nenhum comentário: