sábado, 5 de novembro de 2016

Novembro Azul: Unidade de Saúde Luiz Vieira realizou ação voltada para a saúde do homem


A equipe da Unidade Básica de Saúde Luiz Vieira Temóteo realizou no ultimo dia 04 de Novembro, a abertura das atividades em referência ao Novembro Azul, mês onde são realizadas campanhas para conscientização da prevenção do Câncer de Próstata.

A Diretora da UBS Bernadete Matias realizou a abertura da atividade, que contou com a realização de palestras e orientações pela Médica Fátima Munhoz, Enfermeiro Willams Maynart e Dentista Divonsir Munhoz; e contou com a presença da Coordenadora de Promoção da Saúde, Elayne Freitas.

Foram destacados: O que é a Próstata e sua função, o que é Câncer de Próstata, quais são os fatores de risco, como prevenir, quais os exames de rastreamento e diagnóstico, e como se cuidar.

Segundo a doutora Fátima Munhoz, o Câncer de Próstata é um dos mais prevalentes entre os homens principalmente após 65 anos de idade, e a prevenção é o melhor caminho, por este motivo, campanhas de conscientização são importantes para incentivar os homens a estarem com seus exames de rastreamento em dia.

Após as palestras, foram realizados Testes Rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite C nos participantes, pelo Enfermeiro Willams Maynart, que destaca a importância da participação dos homens nestas atividades para realização da testagem rápida, visto que muitos destes não são assíduos nos Serviços de Saúde pela carga horária de trabalho e outros motivos, e afirmou ainda que é importante abordar sobre a saúde do homem de maneira geral.

A Programação seguirá durante todo mês de novembro na UBS como também, nas demais unidades do município.

A doença

O câncer de próstata ocorre quando as células da próstata, glândula localizada próxima à bexiga, começam a se multiplicar de forma desordenada. Na fase inicial, o paciente não apresenta sintomas, o que torna imprescindível que os homens façam os exames indicados pelo médico a partir dos 40 anos.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma lenta. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 3/4 dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens.


Nenhum comentário: