Todas as crianças, de 1 anos a menos de 5 anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), devem ser imunizadas durante o mês da campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil e sarampo, que iniciou no último dia 6 e segue até o dia 31 de agosto, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Dia D
No próximo sábado (18), todas as UBS de Campo Alegre estarão abertas ofertando a vacina, das 8h às 17h, quando acontecerá o Dia D da mobilização nacional.
No Brasil, serão mais de 36 mil postos de vacinação. O Ministério da Saúde espera vacinar 11,2 milhões de crianças.
A campanha nacional trata-se de uma mobilização, já que a vacina contra o sarampo fica disponível o ano inteiro nos postos de saúde. Durante este mês tem por objetivos: vacinar quem nunca tomou a vacina; completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas; e dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente – ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção.
A poliomielite também conhecida como paralisia infantil, é uma doença grave, de fácil transmissão e que traz sequelas irreversíveis. A doença é provocada por um vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.
O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas iniciais são febre, tosse, irritação ocular, corrimento no nariz, manchas vermelhas na pele, podendo causar infecção nos ouvidos, pneumonia e convulsões. A transmissão ocorre pelo ar, através da tosse, espirro, fala ou respiração. A única forma de prevenção é a vacina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário