No próximo sábado (1°), a Prefeitura de Campo Alegre, através da Secretaria Municipal de Saúde realizará o Dia D da vacinação com o lyssavírus, o vírus transmissor da raiva.
De acordo com o coordenador de vigilância epidemiológica no município Newton Fernando, as atividades serão realizadas no sábado a partir das 8h, nos seguintes pontos de vacinação: Na sede acontecerá na unidade de Saúde José Egídio dos Santos e em Luziápolis na Unidade de Saúde José Firmino (PSF 06). No dia D a vacinação segue até as 16horas.
A campanha também será realizada com os vacinadores percorrendo toda zona urbana e rural do município de casa em casa.
A doença
A Raiva é uma doença grave que atinge os animais e os seres humanos e pode matar rapidamente. A doença é transmitida através da mordida de animais infectados. Assim, a vacinação anual é obrigatória e auxilia no controle da doença.
A doença é causada por um vírus e multiplica primeiro nos nervos periféricos, depois no sistema nervoso central e glândulas salivares, onde se multiplica e propaga.
A transmissão ocorre através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. Os sintomas podem demorar a aparecer, devido ao período de incubação do vírus.
As principais características nos animais são “tiques” como se estivessem mordendo o ar, em cães, o latido fica diferente, como se o animal estivesse rouco e salivação abundante. No homem, um dos sintomas é a mudança brusca de comportamento (inquietação, andar sem rumo, agressividade e isolamento). A vacina é a única forma de prevenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário