sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Prefeitura de Campo Alegre iniciará Campanha de vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo

A Campanha acontece em todas as unidades de saúde das zonas urbana e rural.

A prefeitura de Campo Alegre através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciará na próxima semana a Campanha de vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. A mobilização acontece de 6 a 31 de agosto. O público alvo são crianças de 1 ano a menores de 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). Mesmo que as crianças nessa faixa etária já tenham tomado as duas doses da vacina, elas devem tomar uma dose adicional durante a campanha.

No próximo dia 18, será realizado o Dia “D”. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 8h às 17h.  

A campanha que inicia na próxima segunda-feira dia 6, tem o objetivo de assegurar a erradicação da poliomielite e garantir a eliminação do sarampo no Brasil. É importante que os pais ou responsáveis levem as crianças para vacinar e apresentem a caderneta de vacinação.

A poliomielite também conhecida como paralisia infantil, é uma doença grave, de fácil transmissão e que traz sequelas irreversíveis. A doença é provocada por um vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa.  Os sintomas iniciais são febre, tosse, irritação ocular, corrimento no nariz, manchas vermelhas na pele, podendo causar infecção nos ouvidos, pneumonia e convulsões. A transmissão ocorre pelo ar, através da tosse, espirro, fala ou respiração. A única forma de prevenção é a vacina.

A  secretária de saúde Tamiris Santos destaca que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do munícipio estão preparadas e equipadas para realizar a vacinação de todo público alvo.

Nenhum comentário: