quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Comissão de meio ambiente e qualidade de vida participa da produção de mudas no viveiro educador

A degradação ambiental, em vários aspectos, tem colocado a vida do planeta sob grande ameaça. Em Alagoas, algumas regiões vem sofrendo de forma intensa os impactos da ação humana, como a escassez de água e a destruição das matas. 

A recuperação dos recursos hídricos e das matas ciliares tem sido não só uma preocupação por parte do governo estadual, mas também da gestora municipal Pauline Pereira, que tem demonstrado considerável interesse com a causa ambiental no município.

Nessa perspectiva, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, tem se articulado para que sejam realizadas diversas ações que contribuam para a preservação do meio ambiente e a disseminação da sustentabilidade, visando tornar o município de Campo Alegre referência em preservação ambiental. 

Assim, nesta sexta-feira (24), as secretarias envolvidas, através do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da SEMED e da Comissão de meio ambiente e qualidade de vida na escola - Com-vida, realizaram a produção de mudas de árvores nativas, a exemplo do Jatobá e do pau-ferro, ativando o Viveiro Educador, visando o reflorestamento de áreas degradadas.

O objetivo do NEA não é somente capacitar jovens sensibilizados com a questão ambiental, mas também formar multiplicadores dessa consciência, como os jovens integrantes da Com-vida e dos projetos AMA (Amigos do Meio Ambiente) e  Soldadinhos Verdes.

A Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida foi implantada este ano pelo Núcleo de Educação Ambiental - NEA, uma na Escola Professora Zenóbia Ferreira da Silva, localizada na sede e outra na Escola Felizardo Souza Lima, em Luziápolis, que em parceria com a comunidade escolar e a sociedade civil desenvolverão ações voltadas à preservação do meio ambiente. 

Como a ativação do viveiro de mudas era um dos objetivos almejados pelo NEA para o desenvolvimento de aulas práticas, a inauguração deste constitui uma importante conquista, pois serão produzidas pelos alunos, mais de 8 mil mudas que farão parte do programa de Educação Ambiental - EA.

“A mudança para se alcançar a sustentabilidade é uma necessidade urgente e o município de Campo Alegre vem por meio de suas ações buscando alcançar esse objetivo, mas é preciso unir forças para que possamos garantir um mundo melhor para as próximas gerações”, destacou o Professor Antonino Lopes dos Santos, integrante do NEA.
 

Nenhum comentário: