segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Eleições 2018: Você sabe qual a ordem de votação na urna eleitoral nas eleições desse ano?

Na hora de votar, no próximo dia 07 de outubro de 2018, o eleitor terá que votar em 06 candidatos e encontrará a seguinte ordem na urna eletrônica: deputado federal, deputado estadual, primeira vaga de senador, segunda vaga de senador, governador e por ultimo o voto para presidente da República.

O eleitor terá, portanto, que digitar 19 números e seis vezes a tecla confirma. Isso se não errar nada.

Quando for votar o eleitor deve prestar atenção à ordem em que os cargos vão aparecer na urna eletrônica. A votação vai ser nesta ordem e com os seguintes dígitos:

1.    deputado federal: número com 4 dígitos;
2.    deputado estadual ou distrital: número com 5 dígitos;
3.    senador (primeira vaga): número com 3 dígitos;
4.    senador (segunda vaga): número com 3 dígitos;
5.    governador: número com 2 dígitos;
6.    presidente: número com 2 dígitos.

Depois de digitar o número do candidato a foto dele vai aparecer na tela da urna. Se estiver certo basta apertar na tecla verde Confirma.

Se o eleitor errar algum número é só apertar a tecla laranja Corrige, digitar outra vez o número do candidato ou da legenda do partido e clicar na tecla verde Confirma.

Ao finalizar a votação a urna emitirá um sinal sonoro e a mensagem “FIM” aparecerá na tela para indicar que os votos foram computados.

Além disso, se repetir o número do senador no segundo voto, este será anulado.

"Colinha" e simulação 

Para facilitar e agilizar a votação, a Justiça Eleitoral incentiva o eleitor a levar os números de seus candidatos anotados. Um modelo de "colinha" está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que estima que cada eleitor gaste um minuto e meio para votar.

Nenhum comentário: