sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Coordenadores e professores da SEMED participam da formação em educação contextualizada

Na terça-feira (07) aconteceu o segundo módulo da Formação em Educação Contextualizada para os diretores, coordenadores e professores das Instituições de Ensino atendidas pelo Projeto Cisternas nas Escolas, conduzido pela Cristianlex Soares, coordenadora da Rede de Educação Contextualizada para o Agreste e Semiárido - RECASA. O evento foi realizado no Centro Social de Campo Alegre – CESCA e contou  com a participação de representantes dos municípios de Limoeiro de Anadia e Tanque D”Arca.

A Rede de Educação Contextualizada tem suas ações voltadas para implementações de propostas que fortaleçam a educação para convivência e sustentabilidade local, com objetivos de fortalecer as ações coletivas de implantação da proposta de educação para convivência com municípios inseridos no projeto.

A formação teve o intuito de capacitar os coordenadores e professores que devem protagonizar a ação do “Projeto Cisternas nas Escolas”, que inclui a recepção, monitoramento e manutenção das cisternas nas instituições de ensino contempladas, bem como a utilização desse recurso como instrumento pedagógico e de transformação da realidade social e local.

Durante a oficina sobre Educação Contextualizada foi apresentado o referencial para formação de professores e também propostas para pensar a educação do campo. Desenvolvendo o processo de formação e mobilizando a sociedade em geral para tornar a proposta de educação para convivência com o campo em política pública.

“Este momento foi muito importante para nós, pois através desta formação, proporcionaremos um maior protagonismo da comunidade escolar na implantação de uma proposta de educação e desenvolvimento sustentável, para que não vejamos mais, as cisternas como simples reservatórios de água, mas como instrumentos pedagógicos em prol desta contextualização que tanto almejamos”, comentou a técnica da SEMED, Gilvanice Silva.

São ações como esta que estão sendo desenvolvidas pelos técnicos de Educação Ambiental e Educação do Campo da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, que contribuem para que hajam momentos de reflexão sobre as questões Ambientais de forma mais dinâmica e eficiente.
 
 

Nenhum comentário: