quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Prefeitura cria o Comitê Jovem para atrair novos usuários à biblioteca municipal

Com o intuito de aproximar a comunidade da biblioteca e atrair novos usuários, especialmente jovens, o município de Campo Alegre instituiu o Comitê Jovem, um dos critérios estabelecidos pela Ong RECODE a qual gerencia o Programa Conecta Biblioteca com todo o suporte de acompanhamento e monitoramento sistemático, cujo objetivo é atuar de forma organizada nas estratégias que possam ajudar a biblioteca a atrair novos usuários envolvendo novas pessoas na gestão do seu espaço, o que pode contribuir para uma nova programação, criação de novas parcerias e adesão de novos públicos.

O Comitê foi instituído em uma reunião realizada em 27 de julho de 2018, onde foi apresentada toda a estrutura do Programa e firmado o compromisso com esses jovens em atuar voluntariamente nas ações que serão desenvolvidas ao longo da execução das ações.

Na ultima sexta-feira (10), houve o primeiro encontro para construção da matriz da pesquisa na comunidade. O comitê atua de forma organizada para auxiliar nas estratégias que possam ajudar a biblioteca a atrair novos usuários e os membros se reúnem quinzenalmente. A previsão é que no próximo encontro aconteça a realização da entrevista na comunidade.

“Foi um momento muito significativo no qual todos se comprometeram em serem nossos parceiros e andarmos juntos a fim de fazer acontecer a mudança de concepção das pessoas da comunidade em relação ao uso da biblioteca”, disse Iracélia Guedes, gestora das bibliotecas municipais.

Dentre as bibliotecas alagoanas, a Biblioteca Municipal Padre Júlio de Albuquerque, localizada no município de Campo Alegre, foi uma das contempladas na seleção realizada pelo Programa Conecta Biblioteca, que aconteceu em maio de 2018.

Sobre o Conecta Biblioteca

Realização da ONG Recode e da Caravan Studios, o Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas, recursos vitais para o desenvolvimento de comunidades. O programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). A iniciativa tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.

Sobre a Recode

A Recode é uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o sistema em que estão inseridos, através do uso da tecnologia. Com mais de 20 anos de atuação em tecnologia, formação de redes e cidadania, a organização atua em parceria com bibliotecas, escolas públicas e instituições comunitárias para formar uma grande rede que promove uma nova consciência e gera oportunidades aos jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social. A organização faz parte de uma rede presente em 7 países e já impactou até hoje mais de 1,7 milhão de vidas.
 

Nenhum comentário: