sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Representantes da Secretaria de Assistência Social participam de Formação de Facilitadores de Educação Financeira

A coordenadora do CRAS da sede do município, Ingridd Gomes, e a coordenadora da Vigilância Socioassistencial, Isabela Gomes, participaram entre os dias 25 e 27 de julho da II Formação de Facilitadores de Educação Financeira, que fazem parte do Programa Futuro na Mão: dando um jeito na vida financeira e, lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em maio deste ano. 

Este programa objetiva melhorar a gestão do orçamento familiar, quebrar o ciclo da pobreza entre gerações e garantir o bem-estar de milhares de brasileiros beneficiários do Bolsa Família.

As oficinas de educação financeira do Futuro na Mão são formadas por três encontros, oferecidos nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), no âmbito do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e, foram realizadas nesta formação para os facilitadores. 

Na primeira oficina, são entregues os “Cofrinhos da Família”, três cofrinhos de papel destinados a armazenar o dinheiro para despesas do dia a dia, emergências e os sonhos e projetos da família.

Já no segundo ciclo, de planejamento financeiro, as mulheres recebem a “Agenda da Família”, com divisórias e adesivos coloridos que ajudam a visualizar as fontes de renda e os tipos de gastos da família, fazendo uma “fotografia financeira”.

Por fim, na terceira parte da capacitação, as participantes recebem a “Carteira da Família”, kit composto por uma carteira e duas cadernetas. As beneficiárias poderão utilizar as cadernetas para anotar as entradas e saídas de dinheiro, compreendendo as dívidas e evitando a inadimplência.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, em 2018, este programa será disponibilizado aos municípios com a capacitação dos técnicos dos CRAS e disponibilização dos materiais a serem utilizados nas oficinas. Na primeira fase, que vem sendo executada desde maio e se estende a dezembro deste ano, 560 municípios serão convidados a aderir à iniciativa e, Campo Alegre, está no rol de contemplados.

Nenhum comentário: