terça-feira, 31 de outubro de 2017

Secretária de educação participa do II ciclo de formação dos dirigentes municipais de educação de Alagoas

Nesta terça-feira-feira (31), a Secretária Municipal de Educação de Campo Alegre, Professora Graciene Alencar e a Diretora da Diretoria de Gestão de Ensino da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, Professora Isabel Cristina Silva, participaram do II Ciclo de Formação dos Dirigentes de Educação de Alagoas.

A formação, voltada para os dirigentes municipais e técnicos das Secretarias Municipais de Educação, foi promovida pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (Undime/AL), ocorreu no auditório da Casa da Indústria, em Maceió e teve como tema “A Nova Base Nacional Comum Curricular”, cujo objetivo era discutir a aplicação da Base Nacional Comum Curricular nos municípios, a partir do Guia de Implementação da BNCC, elaborado pela Undime e Conselho Nacional dos Secretários de Educação. 

Após a solenidade de abertura, deu-se início a programação da manhã com a Palestra “Guia de implementação para a Base Nacional Comum Curricular”, ministrada pela Professora Ângela Luiz Lopes - Coordenadora Pedagógica de Gestão Educacional e Escolar da Comunidade Educativa Cedac – Fundação Lemann, sendo a mesa coordenada pela Dirigente Municipal de Educação de Santana do Mundaú - Coordenadora Estadual da UNDIME/AL para BNCC.

Na oportunidade, foi apresentado o guia, que traz orientações práticas e sugestões de planos de ação que buscam responder às dúvidas e apoiar os trabalhos que envolvem questões como: Por onde começar e como organizar o processo; quem envolver; como comunicar, etc.

Em seguida, a Professora Laura Cristiane de Souza - Secretária Executiva da Educação – SEDUC/AL conduziu a Palestra “BNCC: Desafios e Oportunidades para a Formação de Professores”, sendo a mesa coordenada pela Dirigente Municipal de Educação da Barra de São Miguel, Professora Neuza Maria Vilela De Carvalho Calheiros.

Na programação da tarde ocorreu a Palestra “Liderança e Gestão Educacional: O desafio de fazer acontecer”, conduzida pelo Professor Júlio Furtado – Mestre em Educação e Doutor em Ciências da Educação, tendo a Dirigente Municipal de Educação de Teotônio Vilela, Professora Noêmia Maria Barroso Pereira Santos, coordenando a mesa. Após as palestras houve espaços para debates.

 “Foi um momento muito produtivo e esclarecedor, para nós dirigentes municipais e nossos técnicos. A UNDIME está de parabéns pela organização desta formação”, destacou a secretária de educação de Campo Alegre, Graciene Alencar. 

Sobre a Base Nacional Comum Curricular

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
 

Nenhum comentário: