terça-feira, 24 de outubro de 2017

Prefeita Pauline Pereira participou de Audiência Pública sobre transporte para universitários em Arapiraca

Convocada pela Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), por intermédio da deputada da Jó Pereira, o encontro realizado nesta segunda-feira 23, reuniu prefeitos, deputados estaduais, representantes de instituições de ensino, Arsal e universitários no auditório do Sesi/Senai em Arapiraca.

Segundo dados apresentados pela reitora da Universidade Federal de Alagoas, Valéria Correia, 76,66% dos alunos do ensino superior pertencem a famílias que ganham até 1 salário e meio, 53,78% dos estudantes usam transporte coletivo.

Valéria Correia frisou ainda que o programa nacional de assistência estudantil não cobre transporte e que o objetivo da audiência é sensibilizar o governo estadual e as prefeituras sobre o problema que frustra a conquista do sonhado diploma. 

“Nós queremos garantir a permanência do jovem na Universidade. Há um tempo a luta era para regionalizar as faculdades, isso aconteceu. Agora é dar as mãos e unir forças para evitar a evasão universitária por falta de apoio. São várias dificuldades como a fragilidade do transporte intermunicipal”, afirmou a deputa Jó Pereira.  

“Nossa preocupação é discutir a problemática de maneira ampla e ver que a dificuldade não é só do município de Campo Alegre ou Coruripe, mas uma dificuldade que precisa ser compartilhada para dividir a solução dos problemas”. Segundo a deputada, a discussão conjunta poderia culminar, inclusive, com a oferta de moradia compartilhada entre vários municípios, o que ajudaria os estudantes e diminuiria os riscos de acidentes no percurso.

A deputada Jó Pereira, destacou que outras audiências públicas serão marcadas e a pauta também deve ser levada para bancada federal em busca de apoio do Governo Federal.

Preocupada com a dificuldade da manutenção do transporte para as universidades por falta de custeio, a prefeita Pauline Pereira participou do evento acompanhada de representantes da Secretaria de Educação e do Secretário de Transportes Junior Braz, além de estudantes universitários do município.

“É preciso que todos tenham consciência dessa dificuldade, interessante que nossos alunos optem por cursarem faculdade em Arapiraca, para facilitar a oferta do transporte, pois a cada semestre fica mais difícil de manter”, destaca Pauline.
 

Nenhum comentário: