quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Cuidadoras da rede municipal de ensino participam de formação sobre Comunicação Alternativa e Primeiros Socorros

Professoras e Cuidadoras que trabalham com os educandos com deficiência das Instituições e Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino estiveram reunidas na tarde desta quarta-feira, 04 de outubro, para participarem de mais um encontro de Formação Continuada, cujo intuito era orientar as profissionais das salas de recursos sobre noções de Comunicação Alternativa e Primeiros Socorros.

A Formação aconteceu em dois momentos: O primeiro, antes do intervalo, com fonoaudióloga, Wivian Villena Araújo de Lima, que em sua explanação abordou sobre formas alternativas de comunicação com os educandos com deficiência matriculados, destacando a importância das profissionais utilizarem métodos e recursos adequados para a comunicação. 

O segundo momento foi contemplado pela presença das técnicas do SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA - SAMU, Roberta Maria Pereira Tavares e Maria Helena Bispo Timóteo, que explicaram o funcionamento do serviço e passaram algumas dicas de primeiros socorros, de como proceder diante de situações como engasgo, cortes, quedas, objetos engolidos ou introduzidos, dentre outro. Ressaltaram ainda sobre a importância de ligar sempre que precisar.

Na oportunidade, estiveram presentes 40 profissionais das salas de recurso das Instituições de Ensino da Rede Municipal, sendo 12 Professoras e 28 Cuidadoras, que destacaram a importância de momentos de conhecimentos como este, e que venham contribuir significativamente para melhor acompanhar o educando com deficiência, proporcionando um desenvolvimento maior em sua aprendizagem e qualidade de vida.

Nenhum comentário: