terça-feira, 24 de outubro de 2017

Crise leva Usina Porto Rico e outras cinco usinas a pedirem recuperação na justiça

O pedido das 06 usinas do estado aconteceu nesta terça-feira 24 de outubro

A Usina Porto Rico entrou nesta terça-feira (24/10) com pedido de recuperação judicial (RJ) junto à justiça estadual. A RJ é a antiga concordata, que acontece quando uma empresa se declara falida, e solicita, junto a justiça, que sejam congeladas suas dívidas por um determinado período, para que ela possa se recuperar financeiramente. Nesse período, caso não consiga adquirir recursos suficientes para saldar seus compromissos, é fechada.

O pedido de RJ da Usina Porto Rico ocorre em conjunto com outros 5 pedidos, que foram todos protocolados nesta terça, pela entidade jurídica que as representa, a Cooperativa dos Produtores de Açúcar e Álcool de Alagoas. Usinas Sinimbu, Sumaúma, Penedo, Seresta, Porto Alegre e Capricho, além da mecânica Continental e da Coopertrading, foram as outras empresas que entraram com pedido de RJ.

A notícia desse pedido é mais um capítulo do processo de penúria pelo qual passa o setor canavieiro em Alagoas, responsável histórico por boa parte dos empregos nas cidades do interior do estado. No final de 2016, cerca de 7 mil pequenos produtores de cana protestaram contra um calote de mais de 250 milhões de reais das usinas, que já durava mais de três anos.

O caso da Porto Rico e das outras cinco usinas agora vai para o Juiz de Falências, que vai analisar a viabilidade do plano de recuperação apresentado pela cooperativa. Nos processos de Recuperação Judicial, as prioridades são o pagamento do funcionalismo e das dívidas trabalhistas. É criada uma assembleia de credores, que serão divididos em categorias, e definidas datas e calendário de pagamento.

Mesmo com esse cenário, a usina está funcionando a todo vapor coma safra 2017/2018.

Com Diário do Poder 

Nenhum comentário: