segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Escolas da rede pública de Campo Alegre participam do 9º concurso de desenho e redação da CGU

Alunos de todas as Escolas que compõem Rede Municipal de Ensino de Campo Alegre participaram da realização do 9º Concurso de Desenho e Redação da CGU – 2017. A participação do município foi realizada por intermédio da Secretaria Municipal de Educação – SEMED.

O Concurso é uma iniciativa do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União (CGU) e tem como tema “TODO DIA É DIA DE CIDADANIA”, cujo objetivo é despertar nos/as estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate destes assuntos nos ambientes educacionais.
As inscrições do Concurso, que é direcionado a estudantes regularmente matriculados/as em escolas públicas e privadas de todo o Brasil foram iniciadas no dia 01 de abril e encerradas em 30 de setembro, e está organizado da seguinte forma:

Categorias de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os/as alunos/as poderão concorrer com trabalhos do tipo “Desenho”.

Categorias de 6º ao 9º ano do ensino fundamental, poderão concorrer com trabalhos do tipo “Redação”.

1º ao 3º do ensino médio, incluindo alunos/as matriculados/as na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) os/as estudantes poderão concorrer com trabalhos do tipo “Redação”.

E ainda na categoria Escola Cidadã, as escolas poderão concorrer com trabalhos do tipo “Plano de Mobilização”.

Das instituições Municipais de Ensino Fundamental que atendem do 1º ao 9º ano, todas se inscreveram no concurso: Escola João Paulo II, Escola Helenilda Correia, Escola Professora Zenóbia Ferreira, Escola Miguel Matias, Escola Vereador João Rogério, Escola Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães, Escola Rui Palmeira, Escola Elita Tenório, Escola Maria Lourinete Porto, Escola João Fernandes Vieira Filho, Escola Olival Tenório, Escola Cicero Salustiano, Escola Cicero Mizael, Escola Menino Jesus, Escola Pedro de Oliveira e Escola Felizardo Souza Lima.

Durante o período de inscrições, as instituições mobilizaram todos os/as estudantes para produzir trabalhos (desenhos ou redação) a partir dos temas discutidos em sala de aulas, contemplando a temática Cidadania (direitos, deveres, respeito, diferenças, meio ambiente, política, valores, comportamento).

Ao mencionar a importância de discutir no ambiente escolar temas voltados a Cidadania, a coordenadora pedagógica Jidelma Gomes de Oliveira destaca que: “A formação de um sujeito, enquanto cidadão deve ultrapassar as expectativas do que se transmite em sala de aula. O aluno deve buscar alavancar nas atitudes do dia a dia em prol dos interesses sociais”.

Após realizadas as produções pelos/as estudantes, foi selecionado um (01) trabalho de cada categoria (ano) dentre todos os trabalhos produzidos, saindo um finalista por categoria em cada instituição, para concorrer nesta edição, ou seja, cada escola indicou 01 trabalho para cada categoria, perfazendo um total de 72 (setenta e dois) trabalhos inscritos.

O resultado do concurso está previsto para ser divulgado no site Portalzinho da CGU até o dia 30 de novembro de 2017. Quanto à premiação, os/as alunos/as autores/as bem como os/as professores/as orientadores/as dos três melhores trabalhos em cada categoria receberão tablet e um certificado de premiação e reconhecimento emitido pela CGU, e as três escolas autoras das melhores estratégias de mobilização e prática pedagógica receberão notebook e certificado de premiação.
 

Nenhum comentário: