quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Usina Porto Rico emite nota Sobre o pedido de recuperação judicial



Campo Alegre/AL, 25 de outubro de 2017.

Como é de notório saber, a Industrial Porto Rico S.A. é a empresa agroindustrial que, desde os meados de 1973, deu início ao conhecido popularmente “Grupo Olival Tenório”, nome que, com o passar dos anos, passou a ter forte atuação no mercado sucroalcooleiro alagoano.

A pequena Porto Rico cresceu progressivamente, e dois anos após sua primeira moagem – safra 1975/1976 –, atingiu lugar de destaque entre as maiores usinas do Estado de Alagoas, com uma produção de 1.000.000 (um milhão) de sacos de açúcar.

Situando-se numa área de transição entre a zona da mata e o agreste alagoano [sendo a principal fonte de emprego e renda do município de Campo Alegre, porém abrangendo e gerando emprego em mais 06 (seis) municípios circunvizinhos, quais sejam: Limoeiro de Anadia, Taquarana, Anadia, Boca da Mata, Maribondo e Tanque D’arca – o que faz da empresa uma das mais importantes indústrias de Alagoas], a Usina Porto Rico gera mais de 3.000 empregos diretos e cerca de 1.000 indiretos durante o seu processo produtivo industrial de açúcar e álcool.

Considerando os recentes acontecimentos relacionados à Industrial Porto Rico S.A. [Usina Porto Rico], utilizamo-nos da presente para fazer alguns esclarecimentos a todos aqueles que possuem um sólido relacionamento para com esta empresa.

Como também é de amplo conhecimento, o mundo financeiro está muito instável. Vive-se uma crise sem precedentes na história do setor sucroalcooleiro, levando – no nosso próprio Estado de Alagoas –, grandes grupos a ruírem, tudo em função de uma série de fatores que vão desde as condições climáticas desfavoráveis (fortes secas nos últimos anos), até a escassez de crédito.

A crise teve um papel predominante na condução das suas atividades empresariais da Usina Porto Rico, ao ponto de quase inviabilizar a continuidade do negócio, conduzindo seus gestores a tomar a séria e firme atitude de sobrevivência, diante da grave crise que o setor atravessa. 

Para a continuidade do negócio e em respeito não somente aos inúmeros empregos que gera, mas também para com seus fornecedores, parceiros e clientes, fez-se indispensável que a Usina Porto Rico (em conjunto com as outras Usinas que realizam cooperativamente a comercialização de seus produtos), realizasse a interposição do processo de Recuperação Judicial que é um instrumento legal que permite que a empresa elabore um Plano de Contas capaz de pagar todo o seu passivo e, sobretudo, para que possa manter o negócio em andamento (mantendo-se os empregos), evitando-se uma infinidade de prejuízos com a suspensão ou paralização de suas atividades. 

Neste momento, é importante citar dois pontos:
(i) destacar a seriedade e transparência com o qual está sendo conduzido o procedimento (todos credores estarão cientes de todos os passos dados no processo judicial);
(ii) informar que esta nova fase será conduzida com o firme objetivo de cumprir com os compromissos (atuais e futuros) da Porto Rico e manter a empresa viva;

Como a população de Campo Alegre sempre foi uma grande parceira desta empresa, vimos, por meio desta correspondência, informar que Usina Porto Rico conta com o apoio daqueles envolvidos nessa relação, a fim de que todos os credores possam (de maneira lúcida) contribuir para com a finalidade da Recuperação Judicial, que é, conforme diz a própria Lei Nº 11.101/2005, em seu artigo 47, de “viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica”.


Atenciosamente,

INDUSTRIAL PORTO RICO S/A
CARLOS JOSÉ MONTEIRO

Nenhum comentário: