sábado, 28 de outubro de 2017

Alunos da rede municipal participam da 2ª avaliação diagnóstica do programa novo mais educação

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre está realizando a 2ª Avaliação Diagnóstica do Programa Novo Mais Educação para os 2.350 estudantes cadastrados na Adesão do Programa pelas Escolas da Rede Municipal de Ensino. As avaliações tiveram início no dia 23 e estendem-se até a próxima terça-feira, 31 de outubro.

Esta é a segunda avaliação realizada e está sendo aplicada para os estudantes do 1º ao 3º ano, Letramento I - estudantes do 4º ao 6º ano e Letramento II - estudantes do 7º ao 9º ano, distribuídas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

As Avaliações de Diagnóstico de Alfabetização são extraídas do próprio Sistema de Monitoramento CAED- Programa Novo Mais Educação. A primeira avaliação ocorreu em julho deste ano e já teve os resultados disponibilizados as escolas para análise. 

Além disso, contribui para que os professores e mediadores tenham  um parâmetro de como os alunos estão no tocante aprendizagem e também para avaliar o resultado das práticas pedagógicas em sala de aula.

Após a aplicação das avaliações, cada Instituição de Ensino deverá inserir o resultado das informações sobre o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática no Sistema do CAED - Programa Novo Mais Educação para análise e diagnóstico, verificando quais habilidades já foram desenvolvidas e as que ainda não foram atingidas pelos alunos, bem como possibilitar a demarcação de metas curriculares a serem alcançadas para melhorar a aprendizagem. 

O prazo para que as escolas façam a avaliação dos estudantes inscritos no Novo Mais Educação e lancem os resultados no sistema de monitoramento do programa é 17 de novembro. 

De acordo com a Coordenadora do Programa Novo Mais Educação, Professora Jane Cleide Vicente. “A partir desses resultados, teremos mais embasamento para dar continuidade as ações e a Formação Continuada dos Mediadores, fazendo as intervenções necessárias acerca das habilidades exigidas”.

O Programa

O Programa Novo Mais Educação tem como finalidade principal contribuir para a alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em Língua Portuguesa e Matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico; redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar; melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais; e ampliação do período de permanência dos alunos na escola.

Nenhum comentário: