sábado, 28 de outubro de 2017

Prefeitura de Campo Alegre realiza mais uma ação da campanha de erradicação do trabalho infantil

A Prefeitura de Campo Alegre segue realização ações da campanha de erradicação do trabalho infantil. Neste sábado 28 de outubro foi realizada mais uma ação,  através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Programa Criança Feliz e Conselho Tutelar, através da socialização de informações, panfletagem e fixação de cartazes em estabelecimentos comerciais na feira de Campo Alegre, onde há maior incidência do trabalho Infantil.

Na feira-livre ainda é comum à prática dos carregos ou fretes assim como nas bancas de alguns feirantes e também ressaltando que na roça principalmente na cata do feijão existe muito ainda essa prática ilegal.

Na ocasião foi socializado sobre o tema Trabalho Infantil, explicando o porquê das crianças e Adolescentes não poder trabalhar a não ser como menor aprendiz, quais as consequências e o quanto pode prejudicá-los fisicamente devido ao peso que carrega prejudicando seu desenvolvimento. 

O trabalho infantil psicologicamente afetará o seu humor e estado emocional tanto pelo cansaço como por ter que repassar seu apurado para seus pais ou responsável não ficando com nada e como consequência de tudo isso faltar as aulas pelo cansaço e fadiga proporcionando um baixo rendimento Escolar.

O Art. 4º do ECA - (Estatuto da Criança e do Adolescente) define bem a responsabilidade de todos com as crianças e os adolescentes. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral, do poder público assegurar com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes a vida, a saúde, a alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, a profissionalização, a cultura, a dignidade, ao respeito, a liberdade, e a convivência familiar e comunitária.

O objetivo primordial de dar continuidade a essa Campanha é erradicar as várias formas de trabalho infantil, além de sensibilizar toda a população e conscientizar da importância da DENÚNCIA que pode ser anônima ao CREAS, Conselho Tutelar, Ministério Público e DISQUE 100, protegendo assim os direitos violados dessas crianças e adolescentes.

É de grande prioridade do Município da continuidade a essa campanha com toda a rede de garantia de direitos, buscando assim uma melhor qualidade de vida biopsicossocial para nossas crianças e adolescentes de Campo Alegre e Distrito de Luziápolis.

Nenhum comentário: