sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Professores e coordenadores pedagógicos de Campo Alegre participam de capacitação de combate à dengue

Na ultima quarta-feira, 11 de outubro, Coordenadores e Professores de Ciência dos 6º anos do Ensino Fundamental de 05 Escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Alegre participaram do curso de Capacitação de Educadores do projeto-piloto “Todos Contra o Aedes Aegypti. Uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da Ensinart Editora, em parceria com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL).

A Capacitação ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Teotônio Vilela e teve como objetivo capacitar os professores e coordenadores pedagógicos para sensibilização e conscientização dos estudantes das escolas públicas a fim de que os mesmos atuem como cidadãos protagonistas na identificação de focos do mosquito Aedes Aegypti, alerta aos pais e serviços de vigilância epidemiológica e demais adultos, a fim de evitar a proliferação do mosquito.

A manhã foi marcada por conversas produtivas e toda atenção dos professores, combatentes interessados em modificar o cenário atual do lugar onde vivem e foi conduzida pelos palestrantes Martha Lícia Cardoso, da Editora Ensinart e Paulo Protásio, técnico da SESAU/AL. O evento contou com a presença do representante da Caixa Econômica Federal, patrocinadora do projeto.

Esse primeiro encontro teve como objetivo apresentar aspectos sobre a epidemiologia das doenças, transmissão do vírus, controle, números de casos, comportamento do mosquito e ferramentas digitais para o professor trabalhar diariamente com os alunos o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, além de mostrar a importância do envolvimento de todos nesse combate.

Durante a capacitação, os professores receberam, gratuitamente, um kit multimídia contendo manual, cartilha, cartaz e uma carteirinha que será entregue a cada estudante participante do projeto.

De acordo com a Coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação do município “Esta iniciativa vem reforçar a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti, estimular a adoção de hábitos simples e corretos para evitar a sua proliferação e a mobilização é fundamental para redução das doenças provocadas por ele. Por isso, é preciso uma ação conjunta, envolvendo a todos”.

Nenhum comentário: