terça-feira, 31 de outubro de 2017

Técnicos da SEMED participaram do VIII Congresso brasileiro sobre Síndrome de Down

Durante o período de 26 a 28 de outubro, a coordenadora da Educação Especial da Secretaria de Educação de Campo Alegre, professora Gilvânia da Paz, juntamente com a Diretora do Centro de Atendimento Educacional Especializado CMAEE, Izabella Pereira e as professoras das salas de recursos, Maria Ângela e Elvângela Martins, participaram do VIII Congresso Brasileiro de Síndrome de Down, com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos para melhor atenderem os pacientes/alunos com Síndrome de Down.

O Congresso ocorreu no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso, no munícipio de Maceió. Também participaram do evento a Psicóloga do CMAEE, Anne Karoline Cavalcante e as Terapeutas Ocupacionais Veruska Horana Rêgo e Jousy Pimentel.

O momento foi direcionado aos profissionais da saúde, do direito, educação, associações, esporte e a toda sociedade em geral. 

O evento contou com a participação de palestrantes renomados a exemplo de Gonzalo Lopez – Advogado/RJ, Dr. ZanMustacchi – Geneticista-CEPEC/SP, Celso Antunes – Professor Especialista em Inteligência e Cognição/SP, Yohansson Ferreira – do Comitê Paraolímpico e Cláudia Wernek – Jornalista/RJ, dentre outros.

O evento contemplou uma grande diversidade de temas para debates, reunindo os múltiplos aspectos que instrumentalizam as pessoas com Síndrome de Down, seus familiares e profissionais a exercitarem a prática inclusiva como forma de conquistar a desejada cidadania para esse grupo de indivíduos, em respeito aos princípios constitucionais da igualdade, solidariedade, dignidade e cidadania, visando à busca de um presente e de um futuro melhor.

De acordo com a organização do evento “O Congresso conseguiu atingir seu objetivo principal que era “Falar deles com Eles” – pessoas com síndrome de Down.

A educação inclusiva é um principio que tem se destacado, ganhando assim espaço e investimento por parte das políticas públicas. Esse investimento é um passo importante para garantir que os alunos com deficiência tenham a atenção que precisam e também aprendam de forma efetiva.

 “Participar deste evento foi maravilhoso, trazemos conosco muitas informações importantes na bagagem. Agradecemos a Prefeita Pauline por todo incentivo, ela que não tem medido esforços para ofertar uma educação, de qualidade e igualitária, um atendimento igualitário e qualitativo, com direito ao acesso e a permanência na escola”, destacou a professora Gilvânia da Paz.
 

Nenhum comentário: