terça-feira, 17 de outubro de 2017

Outubro Rosa: Campo Alegre realiza várias atividades em Prevenção ao Câncer de Mama

A Secretaria Municipal de saúde de Campo Alegre está promovendo em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município várias ações em alusão a Campanha Outubro Rosa, Campanha que tem como objetivo a Prevenção ao Câncer de Mama. As ações estão sendo coordenadas através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Durante todo o mês estão sendo realizadas palestras, dinâmicas e orientações sobre o autoexame e a importância do diagnóstico precoce, esse tema será trabalhado nas Unidades Básicas de Saúde em todo o mês de Outubro.

O objetivo da ação mundial, que embeleza com seu tom rosa é de mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer de Mama, que só em 2016 atingiu 57.960 casos no Brasil. O câncer de mama pode também afetar os homens, embora seja considerado raro.  Estamos juntos ao combate e prevenção desse mal.

Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa. A cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama.

O câncer de mama é primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo Organização Mundial da Saúde. Esse tipo de câncer é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. É o câncer mais temido pelas mulheres, pois além da alta frequência da doença, os efeitos psicológicos em relação à sexualidade e à imagem pessoal também são pontos que afetam.

A campanha se faz importante no sentido de mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.  O importante é focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.

O movimento é uma excelente oportunidade para que todos possam se sensibilizar com a causa.

Nenhum comentário: