segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Aplicação da Prova Brasil começou nesta segunda (23) para alunos dos 5º e 9º anos do ensino fundamental

A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também conhecida como Prova Brasil, começa nesta segunda-feira, 23, e vai até o dia 3 de novembro, em todas as escolas públicas que ofertam 5º e/ou 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio no país.

A avaliação é complementar ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e, também, um dos componentes para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). As escolas privadas não são obrigadas a participarem, mas são avaliadas, por amostragem, aquelas que entram por adesão.

A prova é realizada a cada dois anos e avalia o rendimento dos estudantes nas disciplinas de Português e Matemática. A aplicação dos testes ocorrerá no horário de aula dos estudantes, sendo disponibilizadas 2h30min para a realização da avaliação, podendo chegar até 3h40min para estudantes com alguma deficiência ou que necessitem de atendimento especial, os quais farão a prova em salas extras, contando com auxílio necessário.

Para os estudantes do 5º ano, serão 22 questões de cada disciplina (Português e Matemática), divididas em dois blocos com onze questões cada. 

Já os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 3º série do ensino médio terão 26 questões de cada disciplina, divididas em quatro blocos, sendo dois blocos por disciplina, com treze questões cada.

A aplicação da prova ocorre em horários normais de aula, com duração média de 2h30min para a realização da avaliação, podendo chegar até 3h40min para estudantes que tenham alguma deficiência ou que necessitem de atendimento especial, estes fazem a prova em salas extras, contando com auxílio necessário.

Após a realização do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é o órgão responsável pela aplicação das provas, envia um boletim de desempenho individual e materiais com informações adicionais para todas as escolas participantes.

A avaliação é complementar ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e, também, um dos componentes para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Ao final da prova será aplicado um questionário com os alunos, sobre a questão socioeducacional e socioeconômica dos estudantes.

Mobilização em Campo Alegre

No município de Campo Alegre, as provas iniciam hoje (23) e vão até o dia 31 de outubro. Ao longo do ano foram realizadas diversas ações, através do Projeto Municipal “Todos Pela Aprendizagem, Juntos Vamos Alcançar a Nossa Meta,” e por meio de atividades lúdicas e interativas entre estudantes, permitiram a revisão e consolidação do aprendizado dos alunos em relação aos descritores estudados durante todo o ano letivo, nas 13 Instituições de Ensino da Rede Pública Municipal que estão participando da Prova Brasil, a exemplo de:
- Laboratórios de Aprendizagem;
Formações Continuadas, utilizando os Descritores de Língua Portuguesa e Matemática.
- Três simulados nos meses de Março/ Agosto/Outubro.
- Aulas dinâmicas com vídeos motivacionais ( roda de conversas...);
- Reunião com os pais/responsáveis dos educandos dos 5º e 9º anos;
- Maratonas de Aprendizagem nas Instituições de Ensino;
- Aulões com revisão dos descritores de Língua Portuguesa e Matemática nas Instituições de Ensino.

Além disso, o Governo de Alagoas através da Seduc, por meio do “Programa Escola 10” distribuiu em Campo Alegre, assim como em todos os municípios que assinaram o termo de compromisso, apostilas para trabalharem com os descritores nestas duas disciplinas (Língua Portuguesa e Matemática) junto aos alunos, no intuito de melhorar o desempenho dos mesmos, elevando os padrões de qualidade de ensino e garantindo os direitos de aprendizagem dos alunos.

A gestão Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, não mediu esforços para preparar melhor os alunos e motivá-los, proporcionando um ambiente favorável à melhoria da qualidade da educação e incentivá-los a dedicarem-se cada vez mais aos estudos.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Professora Graciene Alencar “Os nossos alunos estavam ansiosos, mas confiantes para a chegada deste grande dia e isso, nos motiva a querer fazer sempre mais para atingir os nossos objetivos que são: a aprendizagem real e o sucesso dos nossos alunos. Por isso, toda a SEMED sejam os professores, diretores, coordenadores pedagógicos, secretários escolares, articuladores de ensino, auxiliares de serviços diversos, merendeiras, vigilantes, enfim, foram envolvidos neste processo”.

Nenhum comentário: