sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Unidade Básica de Saúde realizou ações voltadas para os homens do Conjunto Sebastião de Oliveira Gomes

A Unidade Básica de Saúde Arnóbio da Rocha Tavares (PSF 03), localizada no Conjunto Sebastião de Oliveira Gomes, realizou na ultima quarta-feira 26, uma ação voltada para o público masculino, onde a direção da unidade usou a estratégia denominada “Saúde do Homem em foco”, onde os serviços foram ofertados no horário noturno devido este público apresentar dificuldade para frequentar a unidade de saúde durante o dia por conta do horário de trabalho. Os serviços oferecidos pela equipe foram avaliação médica, avaliação odontológica, enfermagem, aferição de pressão arterial, glicemia, peso - e palestra educativa.

O objetivo da equipe é facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde. A iniciativa é uma resposta à observação de que os agravos do sexo masculino é um problema de saúde pública. A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevadas, tendência à obesidade e não praticam atividade física com regularidade, entre outros problemas de saúde.  Os homens por diversos motivos cuidam menos da saúde, têm mais dificuldade em reconhecer suas necessidades e rejeitam a possibilidade de que podem adoecer e acabam procurando ajuda tardiamente. 

Ação foi bem aceita pela população masculina onde foram atendidos neste primeiro momento em média 35 homens na faixa etária de 20 a 70 anos. A equipe de saúde pretende promover mais momentos como este na unidade.

A prevenção de todas essas doenças está ligada a mudanças de hábitos de vida e realizar avaliações rotineiras de saúde.


Nenhum comentário: