terça-feira, 11 de agosto de 2015

Campanha de vacinação contra pólio começa neste sábado em Campo Alegre

Além de vacina contra poliomielite, crianças poderão atualizar caderneta. Campanha do Ministério da Saúde vai de 15 a 31 de agosto.

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre realiza a partir do próximo sábado 15 de agosto, mais uma campanha de vacinação no município. A Campanha de Vacinação contra Poliomielite começa neste sábado (15) e vai até 31 de agosto. Além da vacina contra pólio, a campanha também inclui as outras vacinas previstas para crianças de até 5 anos no calendário vacinal básico. Em Campo Alegre a vacinação acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Devem ser vacinadas contra pólio crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.

As crianças que forem se vacinar contra pólio poderão receber outras vacinas para atualizar suas cadernetas de vacinação, entre elas a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba e é destinada a crianças com idade entre 1 e 5 anos incompletos.

Atualmente, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país, segundo o Ministério da Saúde. Entre 2013 e 2014, 10 países registraram casos de poliomielite, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Andreza Matias, um grande mutirão será montado no sábado (15), quando acontece o “Dia D de vacinação” onde todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade de Campo Alegre, Distrito de Luziápolis e Povoado estarão abertas das 8h às 17h.

Nenhum comentário: