Rádio Web MJ

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Grupo de gestantes de Luziápolis conhecem as instalações da Maternidade do Hospital de Campo Alegre

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre em Parceria com Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Luziápolis realizou na manhã desta segunda-feira (17) uma visita a Unidade Mista Senador Arnon de Melo para Grupo de Gestantes. O objetivo da visita foi apresentar para as gestantes de como o hospital de Campo Alegre está estruturado para realizar o atendimento de obstetrícia humanizado.

As futuras mamães foram acompanhadas pela Psicóloga Priscila Costa e pala Assistente social Gabriela Rebelo conduzidas à Unidade Mista Senador Arnon de Melo - UMSAM, onde foram recepcionadas pelo Coordenador de Atenção Básica e Enfermeiro Obstétrico da unidade George Leite.

Na oportunidade as gestantes conheceram todo o fluxograma do hospital, desde a entrada, passando pela recepção, a sala de Pré-parto onde é feito o acolhimento que é o local que se realiza o primeiro atendimento da enfermagem, sendo examinada pela enfermeira e posteriormente pelo médico.

A visita prosseguiu passando pela Sala de Parto, que possui todos os equipamentos estruturais e permanentes com qualidade, na ocasião foi mostrado as gestantes a Cama de Parto, que é um importante fator de apoio para que as mamães possam desfrutar de um parto mais tranquilo, confortável e seguro, tanto para elas como paras os bebês, ela que é totalmente automática permitindo que a gestante fique em qualquer posição durante o trabalho e é utilizada somente para parto normal. E por fim a Sala de Pós-parto onde a mãe permanece com o bebezinho em alojamento conjunto.

Todos os pontos do hospital em que a gestante terá contato foram mostrados e orientados passo a passo Pela Enfermeira Obstétrica Elaine Freitas, elas puderam tirar as dúvidas que foram surgindo no decorrer da visita e ainda tiveram a oportunidade de ouvir o depoimento de uma puérpera e do seu marido de como tinha sido o parto e qual era a opinião do casal em relação ao atendimento.

Para Finalizar a manhã as gestantes foram convidadas para conhecer o serviço de convivência da sede de Campo Alegre onde realizaram algumas dinâmicas e um lanche. Vale ressaltar que todas saíram entusiasmadas e sentindo-se bem acolhida, pois essa é a proposta da Prefeitura municipal de Campo Alegre oferecer atendimento de qualidade conforme o PNH (Política Nacional de Humanização), como preconiza o Ministério da Saúde (MS).

O grupo de Gestantes do Distrito de Luziápolis realizam encontros mensais, reuniões conduzidas pelo Núcleo de promoção da saúde juntamente com os enfermeiros das unidades básicas e a equipe do Serviço de convivência e fortalecimento de vinculo. Onde são realizadas palestras, teste rápido, controle de cartão de vacina e orientações dos direitos assistenciais da mãe e do bebê.


Nenhum comentário: