Rádio Web MJ

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Prefeitura de Campo Alegre entrega próteses dentárias para pacientes atendidos em Luziápolis

Diante da demanda pelo serviço reabilitador protético e na perspectiva da assistência integral em saúde bucal, o Ministério da Saúde passou a financiar, desde 2005, o credenciamento de Laboratório Regional de Prótese Dentária. O LRPD é um estabelecimento que realiza o serviço de prótese dentária total, prótese dentária parcial removível e/ou próteses coronárias intra-radiculares, e próteses fixas.

O Município de Campo Alegre foi credenciado para um Laboratório Regional de Prótese Dentária - LRPD, para realizar uma produção de 20 a 50 próteses ao mês. Hoje o município dispõe o serviço na sede do município Campo Alegre e no distrito Luziápolis.

No distrito de Luziápolis as próteses dentárias começaram a ser confeccionadas no local, para uma maior comodidade e facilidade de locomoção dos pacientes.

Na última quinta feira (30), 37 próteses totais e parciais foram entregues, devolvendo funções de mastigação, fala, sorriso e uma melhor qualidade de vida para a população.

O agendamento é feito pelos cirurgiões dentistas dos PSFs de Luziápolis através de uma agenda eletrônica, mais uma inovação da gestão a fim de facilitar a comunicação e marcação dos pacientes pelos dentistas. O trabalho é realizado minuciosamente pela cirurgiã-dentista especialista em Prótese Dentária Andréa Maia, que realiza a confecção das próteses em 4 sessões, com o acompanhamento presencial do protético no local".

Os laboratórios fazem parte do Programa Brasil Sorridente, uma iniciativa inédita do Governo Federal para oferecer saúde bucal de qualidade para a população. Até 2003, praticamente não havia oferta de próteses odontológicas no Sistema Único de Saúde (SUS). Com a criação destes laboratórios, a rede pública de saúde passou a ofertar o serviço reabilitador.


Nenhum comentário: