terça-feira, 18 de agosto de 2015

Seminário abre as atividades das ações do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa

Formação é voltada para os professores dos primeiros anos do ensino fundamental
 
O  Município de Campo Alegre iniciou as ações de 2015 do  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, com um Seminário realizado na noite desta segunda-feira 17 no Centro de Eventos Social de Campo Alegre – CESCA.

Na abertura da formação do PNAIC foram apresentadas as mudanças na equipe, a Professora Elisangela Vicente deixa a Coordenação Local que passa a ser assumida pela Professora Aristéia Nascimento, também se afasta das atividades de Orientação de Estudos a Professora Fabiana de Jesus, assumindo suas atividades a Professora Giscele Silva. Após a apresentação da logística dos trabalhos de 2015 foi realizada uma palestra proferida pela Professora Ana Valéria Peixoto sobre o currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade, norteado pela defesa dos direitos de aprendizagem de todas as crianças, fortalecendo as identidades sociais e individuais.

O PNAIC é uma iniciativa do Governo Federal em articulação com Estados e Municípios. Este programa dispõe de quatro eixos: “1. Avaliação em larga escala; 2. Gestão, mobilização e controle social; 3. Material didático e 4. Formação continuada de professores – este considerado o principal deles.” A meta principal do Pacto é “alfabetizar todas as crianças brasileiras de escolas públicas até os 8 anos de idade, ao fim do 3º ano do Ensino Fundamental, série que encerra – ou deveria encerrar – o chamado ciclo de alfabetização” (extraído do Portal Todos pela Educação).

O PNAIC iniciou suas ações com a formação em Língua Portuguesa em 2013, e em 2014 foi inserida a disciplina de Matemática. Em 2015 será ampliada para as demais áreas do conhecimento, de forma integrada, abrangendo todas as disciplinas de modo a promover a educação integral das crianças nesse início do processo de escolarização. 

A formação tem uma carga horária de 80h/aulas, sendo 40hs presenciais e 40hs em sistema de Educação a Distância, através do portal SISPACTO do Ministério da Educação, onde todas participantes encontram-se devidamente cadastradas, a mesma ocorrerá entre os meses de Agosto e Dezembro do ano em curso.

Participam da formação coordenada pela SEMED cerca de 73  (setenta e três) professoras alfabetizadoras. O PNAIC entra no seu terceiro ano de execução. “O nosso alvo é realizar capacitações focadas em práticas pedagógicas qualitativas. Cremos que, assim, oferecemos possibilidades reais para o alcance de resultados positivos de ensino-aprendizado na alfabetização da comunidade estudantil da rede pública de educação”, esclareceu a Professora Aristéia Nascimento da Silva, Coordenadora Geral de Ensino da SEMED.

O PACTO EM MEIO A CRISE FINANCEIRA

O PNAIC inicia os trabalhos 2015 com atraso no calendário previsto e já com determinações em cortes de gastos, reduzindo o período de formação pela metade e cancelando a aplicação 2015 da Avaliação Nacional de Alfabetização – ANA, que foi aplicada nos anos 2013 e 2014.

Os municípios estão sofrendo de modo gradativo à perda em seus repasses por parte do Governo Federal, o FPM caiu em 2,72% comparado ao mesmo período de 2014, e somente neste último mês o repasse foi de 3,3 bilhões, onde em Agosto de 2014 foi de 4,4bilhões, ou seja, é uma queda de 23,58%.

“Porém, em meio a crise é preciso manter a esperança de viver dias melhores, pois é ela quem nos motiva a acreditar em dias vindouros, precisando também motivar nossos professores a repassar essa esperança a nossos educandos”, considera o Professor e Secretário Adjunto de Educação Claudio da Costa.

Nenhum comentário: