sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Secretaria de saúde promove ações da Campanha de Combate ao tabagismo no município

O tabagismo é a maior causa de morte evitável do mundo

A Secretaria Municipal de Saúde Campo Alegre realizou durante a semana ações em alusão ao dia 29 de Agosto Dia Nacional de combate ao Fumo. Na manhã de quinta- feira (27) foram convidados para participar do encontro todos os usuários tabagista dos grupos de tratamento das unidades, e ainda os Ex-tabagistas que fazem parte do grupo controle.

O encontro foi realizado no Centro Social de Campo Alegre (CESCA), promovido pelo núcleo de Promoção da Saúde onde foi apresentado o programa de tratamento, momento importante de sensibilização e incentivo para aqueles que estão iniciando o tratamento. Durante o encontro aconteceram alguns depoimentos dos pacientes que estão na fase de controle, dando continuidade terá entrevista na rádio campo alegre sobre o tema e palestras nas unidades básicas e para os usuários do CRAS do Distrito de Luziápolis.

O Programa Nacional de Controle do Tabagismo desenvolve três ações centrais: prevenir a iniciação e incentivar a cessação do tabagismo e à promoção de ambientes livres de tabaco. Tendo em vista a promoção da saúde da população Campo Alegre atua de forma integrada e articulada a intersetorialidade e o comprometimento de todos os atores é fundamental para o sucesso das ações tendo em vista a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis uma melhor qualidade de vida para a população.

O município está com cobertura em todas as unidades com tratamento de controle ao tabagismo, para participar é necessário procurar a enfermeiro da sua unidade de referencia e se cadastrar para participar do grupo, o tratamento dura 03 meses de acompanhamento multiprofissional e medicamentoso seguido de mais 03 meses do grupo controle e posteriormente manter o contato até completar um ano sem fumar. 

O fumo gera sobrecarga do sistema de saúde com tratamento de doenças ligadas a ele, causa mortes precoces de cidadãos em idade produtiva, aumenta as faltas no trabalho, reduz a qualidade de vida de fumantes e de sua família.

Nenhum comentário: