quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Simulados na preparação da Prova Brasil em Campo Alegre mobiliza toda comunidade estudantil

Cerca de 1500 estudantes dos 5º e 9º anos do ensino fundamental de 11 escolas municipais de Campo Alegre participaram  nos dias 10 e 11 de agosto do segundo simulado da Prova Brasil. O simulado trouxe questões de Língua Portuguesa e Matemática e servirá de preparação para os alunos que serão submetidos a esse exame no período de 03 a 13 de novembro em todo o país, a Prova Brasil, que avaliará o índice de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental e ensino médio de todo país. A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre. As questões da prova são elaboradas com base nas habilidades de leitura, interpretação e raciocínio diante de problemas lógicos.

Os simulados que estamos realizando em Campo Alegre é um instrumento apropriado para que a escola faça uma análise das suas metas e melhore a qualidade do ensino, explicou Ana Paula Carvalho Gerente de Formação Continuada da SEMED e Coordenadora do Projeto “Todos pela aprendizagem, vamos juntos alcançar a nossa meta”, que tem como uma das ações principais, a aplicação destes simulados.

A SEMED tem feito uma grande mobilização em todo setor pedagógico. Desde Maio estamos oferecendo formação continuada em Língua Portuguesa e Matemática para os professores de 5º/9º anos, com o objetivo de melhorar a prática docente, a formação está trabalhando dois eixos: motivar os professores e qualificá-los em relação à Prova Brasil, assim como estamos dando assessoria para todas as escolas para que elas façam uma boa avaliação em larga escala, explicou o secretário  adjunto Claudio Costa.

A Professora Aristéia Nascimento, Coordenadora de Práticas Pedagógicas da SEMED, explica que, o resultado dos simulados é um termômetro que ajuda na avaliação dos pontos que a escola e os professores precisam trabalhar mais profundamente, com vistas a melhorar a qualidade de ensino e de aprendizagem, o objetivo dos mesmos é construir um diagnóstico e assim adquirirem elementos para radicar as dificuldades de aprendizagem dos educandos, através dos pontos a serem superados no cotidiano do ensino oferecido ao alunado.

Mais Formação na Educação

Dando prosseguimento as suas ações a Gerencia de Formação Continuada realizará entre os dias 17 de agosto e 26 de outubro oficinas com professores dos anos finais Ensino Fundamental, com o tema: Sequência didática, uma prática para a sala de aula.

Participam 115 professores dos anos finais do ensino fundamental das disciplinas de Língua Portuguesa, Inglesa, Geografia, História, Arte e Ciências e, tem como objetivo selecionar os melhores procedimentos metodológicos para uma melhor aprendizagem.

As oficinas acontecem na Escola Municipal Professora Zenóbia Ferreira da Silva, nos turnos Matutino e Vespertino.


Nenhum comentário: