sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Transporte para estudantes universitários de Campo Alegre foi normatizado em audiência pública

Reunião estabeleceu normas para utilização do transporte público para as universidades

Em reunião realizada nesta quinta-feira 20, no auditório do Fórum de Campo Alegre, com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Transportes e do Ministério Público representado pelo promotor de Justiça Dr. Andresson Charles Silva Chaves, foi estabelecido algumas normas para utilização do transporte público oferecido pela Prefeitura de Campo Alegre aos estudantes que cursam faculdades em outros municípios.

Logo na abertura da reunião o promotor expressou sua indignação pela ausência dos estudantes universitários na reunião, eles que são os principais interessados, solicitaram a audiência e não compareceram. O promotor sugeriu que fosse implantada uma lista de espera por vagas para os estudantes novatos utilizarem os transportes e teve conhecimento que esse cadastro já vem sendo realizado no município de acordo com a instrução normativa SEMED 01/2015.

A gerência administrativa da secretaria Municipal de Educação representada pela gerente Helma Carneiro apresentou os números crescentes da oferta do transporte aos estudantes universitários, a oferta passou de 515 alunos que utilizava os transportes em 2012 para 724 alunos atualmente, e por conta desse aumento o município chegou a um limite de condições para a oferta.

Helma explicou ainda que recentemente como medida de contenção de despesas o município fez a substituição de duas vans por um ônibus para o transporte de estudantes para Maceió. A mudança também resultou na ampliação da oferta por se tratar de um veículo maior melhor atendendo a demanda.

Na reunião ainda ficou definido que a Secretaria Municipal de Educação fará um trabalho de divulgação da Instrução Normativa que trata da oferta do transporte nas escolas que oferece o ensino médio para que os futuros estudantes universitários já se preparem para atender as normas estabelecidas. O procurador do município Dr. Juarez Aciolli destacou que entre os critérios os alunos logo que passem no vestibular devem fazer a inscrição em um pré-cadastro para aguardar a disponibilização das vagas.

No final o promotor concordou em ser cumprida a Instrução Normativa, e que os alunos interessados em utilizar os transportes estejam atentos para o que preconiza as normas para utilização do transporte público para as universidades.

A reunião contou ainda com a participação do secretário adjunto de educação professor Claudio Dacosta, do secretário de transportes Edson Braz Junior, dos vereadores Jeane Nascimento, José Correia (Jura), Kellyn Rafaella, G Correia e Abelardo Paiva, e do procurador geral do município Dr. Juarez Aciolli.

Gráfico mostra o crescimento da oferta nos últimos três anos

Nenhum comentário: