quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Programa do Leite beneficia 840 famílias no município de Campo Alegre

Em Campo Alegre, o Programa Leite Fome Zero, atualmente beneficia 840 famílias carentes e duas entidades cadastradas para o recebimento do leite. O programa no município é gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito a Cidadania. A distribuição do leite acontecem sempre às terças e quintas- feiras, em Campo Alegre, e segundas, quartas e sextas-feiras, no distrito de Luziápolis.

Por semana, cada família recebe 7 litros de leite. O objetivo do programa é combater a fome e a desnutrição das famílias (especialmente das crianças) em vulnerabilidade social. São atendidas no município, crianças de dois a sete anos, gestantes, nutrizes e idosos.

O programa atualmente contempla em Campo Alegre 375 beneficiários na sede do município, 100 beneficiários no Povoado Chã da Imbira - 15 beneficiários no povoado Mineiro,  10 vagas cadastradas na Entidade: Casa lar, Totalizando 500 vagas.

Já em Luziápolis são 350 beneficiários e 50 vagas cadastradas na Creche Cicera Marinho, Totalizando 400 vagas. Um veículo foi especialmente reservado para fazer o transporte do leite do ponto de recebimento até os o ponto de apoio de cada localidade onde acontece a entrega.

Uma grande preocupação da coordenação de distribuição é em relação à qualidade e ao armazenamento do produto. Um caminhão refrigerado traz o leite até o ponto de entrega, onde os beneficiários recebem no horário determinado pela mesma, de 8h as 09h30min.

A coordenadora de entrega do Leite Fome Zero, Augusta Juliana de Oliveira Melo, enfatizou que o programa está sendo realizado graças à luta e ao total apoio da Prefeita Pauline Pereira.

Juliana esclareceu que o município dispõe, no momento, de apenas 840 vagas que já estão preenchidas. Mas acredita que após o recadastramento que acontecerá em setembro, deste ano, este número possa aumentar para atender mais famílias carentes do município.

O programa proporciona uma melhor qualidade de vida as famílias beneficiárias e a diminuição de casos de desnutrição de crianças inscritas no programa.

O Programa do leite é financiado 70% pelo Governo Federal e 30% Estadual, através do programa de desenvolvimento social PAA Leite – Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, onde é gerenciado pela SEAPA – Secretaria de Agricultura , Pesca e Aquicultura do Estado de Alagoas.
A Contra partida da prefeitura é a logística (entrega, espaço físico, transporte para zona rural e serviço humano).
Programa Leite Fome Zero

O programa tem como objetivo propiciar o consumo do leite às famílias que se encontram em estado de insegurança alimentar e nutricional e incentivar a produção familiar.


Nenhum comentário: