sexta-feira, 17 de março de 2017

Unidade de Acolhimento Infanto Juvenil de Luziápolis desenvolve trabalho pioneiro em Alagoas

A única Unidade de Acolhimento Infanto Juvenil em funcionamento em Alagoas localizada no Distrito Luziápolis, Campo Alegre, vem desenvolvendo um grande trabalho que busca acolher e recuperar jovens dependentes químicos que tiveram seus direitos violados e reinseri-los na sociedade recuperados de suas dependências. 

Na unidade os jovens são atendidos após passagem pelo serviço da porta de entrada do CAPS, e as ações da UAi trabalha para reabilitar esses jovens.  A unidade desenvolve ações continuas como aulas de violão, passeios aulas disciplinares e participação em projetos como o Projeto soldadinho verde. As ações são executadas pela coordenadora da Uai, Janaina Cavalcante.

Essa semana a coordenadora participou de um encontro regional do Sistema de Garantia de Direito da Criança e Adolescente, realizado na cidade de Boca da Mata, e na ocasião a coordenadora da UAi teve a oportunidade de transmitir aos presentes a experiência do funcionamento da Unidade de Acolhimento de Luziápolis. 

Foi destacado toda atenção e cuidado com as crianças e adolescentes atendidos no órgão, e também o apoio da Prefeitura Municipal através da prefeita Pauline Pereira.

A unidade tem capacidade para atender 24 horas e voluntariamente até 10 pacientes com idades entre 10 e 18 anos incompletos, e de ambos os sexos. O equipamento possui caráter residencial transitório, ofertando aos pacientes cuidados continuados, convivência em grupo, familiar e social. Os pacientes podem ficar até seis meses nessas unidades, com o objetivo de manter a estabilidade clínica, o controle da abstinência e redução das situações de vulnerabilidade social e familiar.

Nenhum comentário: