segunda-feira, 13 de março de 2017

Prefeita Pauline Pereira participou de encontro que debateu várias questões sobre Alagoas

A Reunião foi avaliada como um marco por prefeitos que participaram

Em um evento que reuniu mais de 300 pessoas entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados federais e estaduais, secretários estaduais e municipais, a Associação dos Municípios Alagoanos conseguiu discutir projetos e soluções para os municípios alagoanos, nesta segunda-feira (13). 

O encontro contou com as presenças dos ministros do Turismo, Marx Beltrão e da Integração Nacional, Helder Barbalho, a presença do senador Renan Calheiros e do governador Renan Filho. Também participaram o deputado federal Pedro Vilela, a deputada Rosinha Cavalcante, os deputados estaduais Isnaldo Bulhões, Sérgio Toledo e a deputada Jó Pereira e o segundo secretário da CNM, Marcelo Beltrão.

“A presença dos ministros é muito importante. O Turismo, por exemplo, gera emprego, diversifica nossa economia. Por outro lado, o auxílio contra os efeitos da seca vem através do Ministério da Integração Nacional, que permite que a gente faça obras estruturantes para ajudar Alagoas. Alagoas está de pé, ajudando os municípios a se desenvolver, reunindo as condições necessárias para investir naquilo que os municípios precisam”, afirmou o governador Renan Filho.

Durante discurso, o governador confirmou que o Estado vai firmar convênio de R$ 1 milhão para a elaboração de projetos. É a primeira vez que o Governo de Alagoas estabelece uma parceria institucional para criar um banco de projetos para servir os municípios.

Por sua vez o ministro Hélder Barbalho falou em recursos federais disponíveis para o Nordeste. Ele sugeriu buscar recursos de fundos financeiros para sanear projetos, como o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste, do Banco do Nordeste – recursos sem contingenciamento. Sobre as iniciativas de resposta ao colapso hídrico, o ministro da Integração Nacional assegurou que ações estruturantes estão garantidas, como o trecho 4 do Canal do Sertão.

O evento proporcionou um amplo debate sobre diversas questões municipais, principalmente para o desenvolvimento do turismo e as grandes ações pra enfrentarmos a está devastadora seca que assola em nosso estado.

Dentro desta agenda positiva de ações propostas estão a perfuração de poços, avanço do Canal do Sertão, operação carro-pipa, adutoras do Alto Sertão, Bacia Leiteira e de Estrela de Alagoas. São obras tocadas pelo Governo de Alagoas, algumas com apoio financeiro do Governo Federal, que mostram a presença do Estado nos municípios, inimizando os efeitos da estiagem prolongada. Sem contar as obras de abastecimento de água tocadas pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) em todas as regiões.

Além da prefeita Pauline Pereira, Campo Alegre também esteve representado pelo secretário municipal de agricultura e meio ambiente Leonardo Monteiro, a gerente de Convênios Lila, e os vereadores Toinho e  Jeane Nascimento também participaram do encontro.
 

Nenhum comentário: