Rádio Web MJ

domingo, 19 de março de 2017

SEMED realiza oficinas de primeiros socorros para profissionais da educação infantil

A Secretaria Municipal de Educação promoveu neste sábado dia 18 de março, na Escola Municipal Hildebrando Guimarães, uma oficina com o tema central: Primeiros Socorros na Infancia, para as Equipes Gestoras, Professoras, Auxiliares de Sala e Cuidadoras que atuam na Educação Infantil (Creche e Pré Escola) da Rede Municipal de Ensino.

As oficinas foram coordenadas pela Dra. Janaina Salmos de Brito e Dr. Ricardo Viana Bessa, com a participação de 22 Acadêmicos de Medicina UFAL/CESMAC.

De início foi aplicado um questionário para identificar os conhecimentos relacionados ao tema, em seguida os profissionais foram divididos em sete grupos com atividades práticas. nos quais todos (as), tiveram acesso as diversas  oficinas.
Os temas abordados foram:  

*  Traumatismo Dentário;
* Obstrução de Vias Aéreas por Corpos Estranhos- OVACE;
* Reanimação Cardiopulmonar - RCP
* Animais Peçonhentos;
* Atendimento Inicial ao Traumatizado;
* Desmaio/Lipotimia e
 * Crise Convulsiva.

A oficina teve como objetivo, capacitar os profissionais que atuam na Educação Infantil a realizar medidas adequadas diante de determinadas situações e realizar procedimentos básicos do primeiro atendimento.
Para a Coordenadora da Educação Infantil Professora Ana Maria, as oficinas foram de extrema importância para os profissionais que atuam na Educação Infantil, pois as mesmas possibilitaram procedimentos e práticas de como realizar o primeiro atendimento as crianças, mesmo sendo nescessário acionar o serviço de emergência.

Para os Acadêmicos de Medicina UFAL/CESMAC, as oficinas serviram como experiência e contribuiram para sua vida acadêmica e pessoal. 

Participaram do evento a Equipe Técnica da SEMED, Presidente do CMDCA Professora Maria Irisdema, Conselheiras Tutelares Franciele Pereira - Campo Alegre, e os Conselheiros Maciel Ferreira e Márcia Inacio do Distrito de Luziápolis, Psicóloga Aurea Nair, Representante do Núcleo de Acompanhamento de Assistência ao Educando - NAAEduc Luiz Inácio Junior, Pedagoga da Casa Lar - Aurea Caetano e Diretora Izabella Correia do Centro Municipal de  Atendimento Educacional Especializado – CMAEE.
 

Nenhum comentário: