segunda-feira, 20 de março de 2017

SAUDE MENTAL: CAPS de Campo Alegre cuida da saúde mental de dezenas de campo-alegrenses

Centro de Atenção Psicossocial atualmente atende 175 usuários no município 

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps), é um serviço substitutivo ao Hospital Psiquiátrico, tendo como objetivo o atendimento à população, evitar internações, monitorar crises, orientar os familiares, acompanhamento clínico e a reinserção social pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis, fortalecimento dos laços familiares e comunitários. O público alvo são pessoas com sofrimento psíquico (grave e persistente), álcool e outras drogas.

O Caps José Lino em Campo alegre fica localizado na Avenida Prefeito Jorge Cavalcante Madeiro, n 253 e funciona das 7:00 às 16:00. Atualmente a unidade conta 175 usuários em tratamento, diariamente passam pelo serviço entre 50 a 70 usuários com total apoio de toda a rede do Município.

Durante o dia são ofertados: alimentação (café da manhã, lanche e almoço), dispensa de medicação, orientações das AVD's, atendimento individual, grupo terapêutico, acompanhamento aos acolhidos da Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI), parceria com o ambulatório de saúde mental de Luziápolis, oficina terapêutica, oficina de artesanato, visita domiciliar, oficina de alfabetização, horticultura, atividade terapêutica de lazer, passeios, viagens à praia, balneário, circo, cinema e ações em outros Caps.

Em janeiro o CAPS iniciou o time de futebol com total apoio da Prefeitura Municipal de Campo Alegre e da prefeita Pauline Pereira. 

"Nosso objetivo é melhorar o quadro psíquico dos usuários, minimizando ansiedade, fortalecendo a auto-estima, valorizando cada um deles de forma singular, com muito amor e respeito", destacou a coordenadora Annelise Pinto.
 

Nenhum comentário: