segunda-feira, 27 de março de 2017

Prefeita Pauline Pereira participou de reunião que tratou da adesão ao Mapa Turístico Brasileiro

A prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira participou nesta segunda-feira 27, de uma reunião realizada na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). com o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Alagoas, Hélder Gonçalves Lima, para discutir com os prefeitos alagoanos a atualização do Mapa do Turismo. O encontro teve a participação de prefeitos e secretários municipais de Turismo. 

Durante a reunião os participantes receberam orientações sobre os novos critérios adotados para inserção no mapa e quais as documentações necessárias. Há alguns meses foi definido pelo governo federal que a cada dois anos, no primeiro ano de exercício de mandato dos prefeitos e no dos governadores o Mapa do Turismo Brasileiro será atualizado. Anteriormente o Mapa era atualizado a cada quatro anos e não acompanhava o mandato dos prefeitos. Mais uma vitória municipalista. 

Hoje em Alagoas apenas 28 municípios estão no mapa, mas todo município brasileiro pode participar do Mapa do Turismo Brasileiro, desde que atenda aos critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo como: 1- Possua órgão responsável pela pasta de turismo (Secretaria, Fundação, Coordenadoria, Departamento, Diretoria, Setor, Gerência); 2- Destine dotação para o turismo na Lei Orçamentária Anual; 3- Assine um Termo de Compromisso com o Ministério do Turismo.

O período para cadastro de documentos no sistema para inserção do município no Mapa é até maio. O técnico Francis Hurst, supervisor de pesquisa da Sedetur, destacou que o objetivo principal da regionalização do Turismo é apoiar a gestão, estruturação e promoção do turismo no País, de forma regionalizada e descentralizada.

O secretário Estadual Helder Gonçalves, mostrou possibilidades dos municípios criarem novos produtos turísticos para movimentar a economia regional. “Nós temos condições de criar uma estrutura turística, hoje temos um governador que tem uma atenção especial para o turismo e o um ministro alagoano. Por mais que a cidade tenha potencial, precisamos cuidar da infraestrutura”, afirmou Helder.

O secretário comunicou, ainda, que está sendo desenvolvido, em parceria com a AMA, um banco de projetos para que o Governo do Estado tenha acesso às ideias de execução simples, como reformas nas orlas municipais, construções, dentre outros.

Nenhum comentário: